BCI Acolhe Lançamento da Primeira Obra de João Varimelo
O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) acolheu, na quarta-feira, 17 de Dezembro, no seu auditório, em Maputo, o lançamento da obra Lições de Direito das Obrigações, da autoria do jurista moçambicano João Varimelo. O livro aborda fundamentos essenciais do Direito das Obrigações, ramo jurídico responsável por regular promessas, contratos e relações de crédito e débito, assegurando segurança jurídica e confiança entre os diversos intervenientes.
Durante a sua intervenção, Paulo Comoane, apresentador do livro relembrou a sua experiência como estudante, durante a qual teve a oportunidade de conhecer o autor. O académico destacou com entusiasmo a clareza e acessibilidade da obra, afirmando: “É um livro de leitura muito simples, que não cansa o leitor. A obra está muito bem organizada.”
“O autor explica este fenómeno relacional com grande facilidade, simplicidade e profundidade. Esta obra compara o Direito das Obrigações com outros ramos do direito, relacionando também o Direito das Obrigações com outros ramos do direito, não é um livro dogmático. Nenhuma obra científica está alguma vez concluída”, acrescentou.
Em representação do BCI, Duarte Dlhalane, director Central de Serviços Jurídicos, destacou a relevância do tema abordado. “Agradecemos ao autor pela honra que nos concedeu ao permitir-nos ser parceiros na divulgação de conhecimentos tão importantes”, afirmou. Acrescentou ainda que “o Direito das Obrigações constitui a base de qualquer sistema jurídico e económico moderno, uma vez que regula as promessas, os contratos e as relações de crédito e dívida, garantindo segurança e confiança. Em Moçambique, um país em crescimento económico e com relações comerciais cada vez mais complexas, a compreensão destes princípios é essencial, não só do ponto de vista académico, mas também para a protecção dos cidadãos, das empresas e para atrair investimento.”
Por sua vez, João Varimelo, que leccionou durante vários anos, agradeceu aos convidados pela presença e, em particular, ao BCI por acolher o lançamento da sua primeira obra. O autor explicou que o livro é o resultado de uma reflexão que começou quando ainda era estudante. “Esta obra Lições de Direito das Obrigações foi concebida há muito tempo, num período em que considerava as obras clássicas muito difíceis e volumosas. Procurei simplificar estes conteúdos, não necessariamente para meu benefício, mas para ajudar os que vêm depois, tornando mais acessíveis as obras que são fundamentais para a vida dos juristas”, concluiu.
No BCI, apoiar a educação e a cultura não “é apenas uma responsabilidade social, mas também uma missão estratégica. O banco acredita que investir nessas áreas contribui para enriquecer o tecido social e fortalecer as bases para um desenvolvimento económico sustentável e inclusivo em Moçambique.”



Publicar comentário