O Que é o Estipulante do Seguro e Como Funciona? • Diário
O estipulante do seguro é aquele que se encarrega de contratar um seguro para um grupo de pessoas, ou seja, um seguro colectivo. Pode ser uma pessoa jurídica ou física.
A sua principal função, durante o processo, é a de intermediar o contrato do seguro entre a seguradora e o grupo que realizou a contratação.
Quando o contrato é formalizado, o estipulante fica incumbido de responder pelo grupo. Na maioria dos casos, os estipulantes são as corretoras de seguro, mas não apenas estas. Existem estipulantes que são profissionais individuais, que foram delegados para essa tarefa.
Por se tratar de um indivíduo que cuida de um contrato para várias pessoas, seja lá qual for o seguro, a figura do estipulante é importante para levar informações à seguradora, em casos de sinistros, por exemplo, e solicitar a indemnização. Além disso, deve também transmitir informações da companhia às pessoas que constam na apólice.
O estipulante é também o responsável directo pelas negociações de renovações.
Em que tipos de seguro o estipulante é mais comum?
O estipulante do seguro pode trabalhar com qualquer tipo de produto, desde que seja para um grupo de pessoas. Mas existem algumas modalidades em que a sua presença é mais comum.
Entre os exemplos que a figura do estipulante costuma estar presente estão os seguros para condomínios, associações comerciais e membros de sindicatos. Nas contratações do seguro de vida para empresas e do seguro de saúde, por exemplo, nas quais as apólices precisam, necessariamente, de englobar muitos funcionários, o estipulante é também necessário.
Fontes: Mutuus Seguro



Publicar comentário