“Governo Vai Tratar Todos os Deficientes Que Puder”, Garante
a d v e r t i s e m e n t
O ministro da Saúde, Ussene Isse, afirmou esta quarta-feira, 6 de Agosto, o compromisso do Governo em incluir todos os cidadãos com deficiência nos programas nacionais de reabilitação física, contando com o apoio contínuo da Índia, que já forneceu mais de 1200 próteses nas últimas semanas, informou a agência Lusa.
“Todos os deficientes do nosso país, que forem passíveis de ser tratados, serão tratados nesta governação”, declarou o ministro, durante a cerimónia de encerramento da campanha de doação de próteses realizada no Hospital Central de Maputo (HCM), no âmbito da cooperação bilateral com a Índia.
A campanha resultou na colocação de 1230 próteses de membros inferiores em apenas 40 dias, com o apoio da organização indiana Bhagwan Mahaveer Viklang Sahayata Samiti (BMVSS) e do Governo da Índia. O equipamento utilizado na operação permanecerá no País para garantir a continuidade do programa de reabilitação.
“Não sai nada para fora de Moçambique. Ficará tudo aqui, em condições para poder dar continuidade ao programa”, assegurou o ministro, reforçando o compromisso de longo prazo.
De acordo com Ussene Isse, o objectivo é alargar o programa a todo o território nacional, salientando o impacto já registado nesta fase inicial: “Transformámos a vida de 1230 moçambicanos que estavam numa situação de vulnerabilidade.”
“O alto comissariado da Índia garantiu a continuidade do apoio, tanto técnico como logístico, ao abrigo da iniciativa Índia para a Humanidade, que assinala os 50 anos da independência de Moçambique e das relações diplomáticas entre os dois países. “Do Rovuma a Maputo, do Zumbo ao Índico, vamos tratar e vamos ajudar”, reiterou Ussene Isse.
Além das próteses, a Índia disponibilizou no dia 24 de Junho um apoio adicional em medicamentos no valor de um milhão de dólares (63 milhões de meticais), reforçando a cooperação bilateral na área da saúde e reabilitação.a d v e r t i s e m e n t



Publicar comentário