Access Bank Doa Livros às Escolas e Reforça o Seu
O Access Bank Moçambique, em parceria com a Alcance Editores, doou 882 livros a cinco escolas primárias e secundárias da província de Cabo Delgado, beneficiando mais de 13 mil crianças e jovens. A iniciativa insere-se no projecto nacional de apetrechamento das bibliotecas escolares, lançado em 2022, com o objectivo de levar conhecimento e incentivar a leitura nas províncias onde o banco opera. As escolas beneficiárias deste projecto são: Escola Secundária Geral 16 de Junho (4500 alunos) e Escola Primária Unidade (2027 alunos), na cidade de Pemba; Escola Básica de Mueda (2306 alunos), no distrito de Mueda; Escola Básica de Miteda (2459 alunos) e Escola Secundária de Luanda (2200 alunos), no distrito de Muidumbe. Com a mais recente expansão do Access Bank para Cabo Delgado, a província passou a ser uma prioridade estratégica, não só em termos de negócio, mas sobretudo de impacto social. “Para nós, estar numa comunidade é muito mais do que abrir uma agência. É deixar uma marca positiva, contribuir para o desenvolvimento local e criar esperança, especialmente nas províncias que mais precisam, como Cabo Delgado”, afirmou o administrador-delegado adjunto do Access Bank Moçambique, Chiwetalu Obikwelu. De acordo com um comunicado divulgado pela instituição, a entrega simbólica dos livros às escolas de Pemba teve lugar no dia 24 de Junho e contou com a presença do governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, do director provincial da Educação, Ivaldo Quincardete, e de representantes do Access Bank Moçambique. Devido à situação de instabilidade no norte da província, os livros destinados às escolas dos distritos de Mueda e Muidumbe foram oficialmente entregues no dia 8 de Julho, na sede da Direcção Provincial da Educação. “Cada livro entregue é uma porta que se abre. Acreditamos que investir na educação é aplicar na paz, na dignidade e em oportunidades para todos”, concluiu Chiwetalu Obikwelu. Com esta acção, o Access Bank Moçambique reafirmou o “seu compromisso com o desenvolvimento social e educacional das comunidades, promovendo o acesso à leitura e à aprendizagem como ferramentas essenciais para a construção de um futuro melhor.”



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