Executivo Quer Câmaras de Vigilância Nas Estradas e Sistema

Executivo Quer Câmaras de Vigilância Nas Estradas e Sistema

advertisement O Governo anunciou que vai substituir os postos de controlo físico por câmaras de vigilância nas estradas, prevendo também introduzir a obrigatoriedade do uso do sistema de rastreio nos transportes públicos ao nível de todo o País. De acordo com o ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, já foi lançado um concurso público, sendo que, dada a complexidade do processo, a expectativa é que até ao final do ano os trâmites estejam finalizados, para que em 2026 comece a fase de implementação. “Vamos avançar também com a digitalização da carta de condução. Gradualmente iremos efectuar a substituição da carta física, o que vai reduzir os custos. De momento, estamos a terminar a revisão do código da estrada”, acrescentou. Recentemente, a primeira-ministra, Benvinda Levi, reconheceu que o País necessita de 154 mil milhões de meticais (2,2 mil milhões de dólares) até 2029 para a construção, manutenção e reabilitação de pontes e estradas, considerando tratar-se de um “grande desafio” face à actual conjuntura económica. “Ao elegermos as infra-estruturas rodoviárias como uma das nossas prioridades, pretendemos garantir um desenvolvimento territorial sustentável e equilibrado, assegurando a inclusão e equidade no acesso aos serviços públicos e uma organização territorial eficaz”, afirmou Benvinda Levi, após dar posse, em Maputo, a Paulo Fumane como novo presidente da Administração Nacional de Estradas (ANE). Segundo a governante, “garantir a construção, manutenção, reabilitação e expansão das infra-estruturas rodoviárias” é uma das prioridades do Governo, tal como definido no Programa Quinquenal 2025-2029, aprovado em Maio pela Assembleia da República. A chefe do Executivo apelou ao novo presidente da ANE para “apostar em acções arrojadas no sentido de assegurar e implementar projectos estratégicos de estradas e pontes”, num contexto de escassez de recursos, defendendo a utilização racional dos fundos disponíveis e o reforço da coordenação com o sector privado e parceiros de desenvolvimento para mobilizar financiamento destinado à melhoria da rede viária nacional.advertisement

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