Lareiras a lenha são mais eficientes? Antes de gastar

Lareiras a lenha são mais eficientes? Antes de gastar

A lareira a lenha pode ser uma solução eficiente para o aquecimento da casa, desde que se opte pelo equipamento adequado, alerta a DECO PROTeste. “Sistemas como recuperadores de calor ou salamandras fechadas permitem aproveitar melhor a energia gerada, reduzindo perdas e melhorando o conforto térmico”, adianta a organização de defesa do consumidor.

“A escolha de um sistema de aquecimento a lenha deve ser feita tendo em atenção a eficiência energética, o tipo de habitação e os custos a longo prazo. Embora as lareiras tradicionais ainda sejam comuns, existem soluções mais modernas que garantem um maior aproveitamento do calor e menor quantidade de partículas resultantes da combustão potencialmente prejudiciais para a saúde, libertadas para a divisão”, pode ler-se no site da DECO PROTeste.
Qual é a forma mais eficiente de aquecer com lenha?
De acordo com a organização, as lareiras abertas têm um desempenho inferior, já que “a maior parte do calor gerado escapa pela chaminé”.
Por isso, “para garantir um aquecimento eficaz e seguro, recomenda-se salamandras ou recuperadores de calor a lenha”. As vantagens são as sehintes: 

Melhor aproveitamento do calor no interior da divisão.
Maior rendimento, que resulta em melhor eficiência energética.
Menor emissão de partículas nocivas no interior da divisão.
Funcionam sem necessidade de eletricidade.

Contudo, “é fundamental escolher um equipamento com potência adequada à área a aquecer, para evitar consumos excessivos ou aquecimento insuficiente”.
Quem já tem uma lareira aberta consegue aumentar a eficiência da mesma?
De acordo com a DECO PROTeste, “quem já possui uma lareira aberta pode melhorar significativamente a eficiência com algumas adaptações simples”. Eis as recomendações da organização:

Instale um recuperador de calor dentro da estrutura existente.
Use apenas lenha seca, devidamente armazenada. Tente informar-se sobre a origem da lenha que adquire, evitando material proveniente de origens não sustentáveis.
Limpe regularmente o equipamento para evitar obstruções e excesso de cinzas.

Além disso, as cinzas resultantes da queima da lenha podem ser reaproveitadas para remover sujidade do vidro do recuperador:

Verifique se o vidro já arrefeceu completamente.
Humedeça ligeiramente uma folha de jornal e passe-a pelas cinzas.
Esfregue o vidro com esse jornal.
Repita o processo, se necessário.
Remova resíduos com um pano húmido.
Finalize com um jornal seco, para polir.

Uma lareira a lenha consegue aquecer uma casa inteira?
“Depende do tipo de equipamento e do sistema de distribuição de calor, do isolamento térmico e do tamanho e disposição das divisões. Para áreas maiores, recomenda-se considerar aquecimento central a lenha ou utilizar a lareira como complemento”, recomenda a organização de defesa do consumidor.
A lenha é mais barata do que a eletricidade ou o gás?
Sim, de acordo com a DECO PROTeste, “em muitas regiões, a lenha é acessível ou até gratuita, o que permite uma poupança considerável no aquecimento da casa durante o inverno”.

A DECO PROTeste reuniu um conjunto de conselhos para ajudar os consumidores a escolher a melhor solução para aquecer as habitações.
Notícias ao Minuto | 08:58 – 09/12/2024

Leia Também: Terra aproxima-se do “caos climático”, mas é possível limitar aquecimento

Publicar comentário