“Criação do Banco de Desenvolvimento Vai Reduzir Saída de

“Criação do Banco de Desenvolvimento Vai Reduzir Saída de

a d v e r t i s e m e n tO presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), Pedro Cossa, afirmou esta terça-feira, 4 de Novembro, que a criação do Banco de Desenvolvimento de Moçambique vai permitir reter divisas que actualmente saem do País para importação de bens alimentares, além de impulsionar o sector produtivo e o turismo, informou a agência Lusa.

“É com um banco, como o Banco de Desenvolvimento, que vamos conseguir dinamizar o turismo e reduzir a saída de divisas para a compra de comida”, disse, sublinhando que grande parte da moeda estrangeira utilizada pelo País é canalizada para a província sul-africana de Mpumalanga, onde se realizam compras de produtos alimentares.

Falando em Vilankulo, durante a cerimónia de encerramento da primeira Conferência Internacional de Turismo de Moçambique, o responsável explicou que o novo banco será um instrumento financeiro crucial para o financiamento do sector produtivo, promovendo a industrialização e o crescimento económico.a d v e r t i s e m e n t

Segundo Pedro Cossa, o Banco de Desenvolvimento de Moçambique, actualmente em fase de criação, deve ser visto como uma estrutura que vai galvanizar a economia nacional, garantindo o acesso a crédito acessível e sustentável para empresas e empreendedores.

O Governo prevê injectar 500 milhões de dólares (26,5 mil milhões de meticais) para a capitalização inicial da instituição, que terá como missão promover o desenvolvimento de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), através de crédito acessível, assistência técnica e investimentos em sectores prioritários e sustentáveis, especialmente aqueles com elevado impacto social e ambiental.

De acordo com o documento orientador, a actuação do banco será regida por critérios técnicos rigorosos, de modo a garantir a sustentabilidade financeira e o impacto económico e social dos projectos financiados. As prioridades incidirão em iniciativas com forte potencial multiplicador, capazes de gerar emprego, aumentar a produção nacional e melhorar as condições de vida das populações.

A criação do Banco de Desenvolvimento de Moçambique foi anunciada pelo Presidente da República, Daniel Chapo, no seu discurso de investidura, no dia 15 de Janeiro de 2025, como parte de um pacote de medidas para revitalizar a economia nacional e apoiar a população.a d v e r t i s e m e n t

Publicar comentário