BdM Revela Redução de 36% Nas Reclamações Contra Bancos •

BdM Revela Redução de 36% Nas Reclamações Contra Bancos •

O número de reclamações apresentadas por consumidores do sistema bancário moçambicano registou uma queda de 36,6% no primeiro semestre de 2025, face ao mesmo período do ano anterior, segundo o mais recente relatório publicado pelo Banco de Moçambique (BdM), tal como informou a Lusa. Entre Janeiro e Junho deste ano, o banco central recebeu 620 reclamações, contra 979 no primeiro semestre de 2024. Apesar da descida, as queixas continuam a incidir, sobretudo, sobre os dois maiores bancos comerciais do País, o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e o Millennium bim. O BCI, detido pela portuguesa Caixa Geral de Depósitos, lidera o registo com 211 reclamações, correspondendo a um índice de 8,8 por cada 100 mil clientes. Já o Millennium bim, do grupo Millennium BCP, registou 113 queixas, com um índice de 5,2. Ambos são as únicas instituições classificadas pelo BdM como tendo mais de um milhão de clientes, com o BCI a contabilizar 2,4 milhões e o bim 2,2 milhões.advertisement Entre as instituições com base de clientes entre 200 mil e um milhão, destacam-se o Absa Moçambique, com 33 reclamações (índice de 13,6), o Standard Bank com 35 (7,4) e o Moza Banco com 20 (7,1). Segundo o relatório, 33,1% das reclamações referem-se a operações de crédito, 26,9% a contas bancárias, 18,2% ao funcionamento de caixas automáticas (ATM) e 11,6% a moeda electrónica. O banco central informa ainda que, na sequência das reclamações recebidas, foram recuperados e devolvidos mais de oito milhões de meticais (125 mil dólares) aos clientes, além da instauração de processos sancionatórios contra duas instituições financeiras. Recorde-se que, em 2024, o BdM registou um total de 1788 reclamações, o maior número desde que há registo, com 809 no segundo semestre e 979 no primeiro. O número já representava um aumento de 38,5% em relação ao total de 2023. Num relatório anterior, divulgado em Outubro, o BdM indicava ter dado razão a 85% das reclamações concluídas no ano passado, o que resultou na devolução de cerca de 18 milhões de meticais (281 mil dólares) aos consumidores lesados. Actualmente, o sistema financeiro moçambicano é composto por 15 bancos comerciais, 14 microbancos, quatro cooperativas de crédito, 13 organizações de poupança e empréstimo e 2304 operadores de microcrédito, entre outras instituições autorizadas.

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