Transacções de Divisas Entre Bancos Caíram 67% Para 44

Transacções de Divisas Entre Bancos Caíram 67% Para 44

As transacções de divisas entre os bancos registaram uma queda abrupta de 67% em 2024, perfazendo 44,4 milhões de dólares (2,8 mil milhões de meticais), em comparação com os 135,1 milhões de dólares (8,6 mil milhões de meticais) transaccionados por este canal em 2023.

Segundo o relatório anual do Banco de Moçambique, a instituição não efectuou vendas de divisas no mercado interbancário em 2024, ao contrário de 2023, quando vendeu 481,4 milhões de dólares (30,7 mil milhões de meticais), incluindo vários tipos de moeda estrangeira convertidos para dólares.

Em contrapartida, no mesmo ano, os bancos comerciais compraram dos seus clientes mais divisas do que venderam, totalizando 880,1 milhões de dólares (56,2 mil milhões de meticais). As compras diminuíram cerca de 4% face a 2023, enquanto as vendas recuaram 17%.a d v e r t i s e m e n t

O volume total de negócios interbancários situou-se em 15,8 milhões de dólares (mil milhões de meticais), correspondente exclusivamente às operações realizadas entre bancos, não incluindo as transacções com clientes ou intervenções directas do banco central. Este valor reflecte, portanto, o segmento estritamente interbancário, em linha com os dados fornecidos no relatório do Banco de Moçambique.

O governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, declarou que o País viveu um processo de “dolarização” da economia no final de 2024, impulsionado por um clima de incerteza político-económica após as eleições gerais de 2024. Em particular, apontou Dezembro e Janeiro como os períodos mais críticos, durante os quais houve uma tentativa de retirada massiva de divisas dos bancos.

Zandamela explicou que a confiança ficou abalada, com muitos cidadãos a tentarem converter os seus activos em dólares ou a deixar o País, e confirmou que a banca se viu sob forte pressão, embora tenha desempenhado um papel estabilizador, conhecendo bem os seus clientes.

O relatório sublinha que o Banco de Moçambique manteve-se neutro no mercado cambial interbancário, apesar da instabilidade interna, contribuindo para alguma estabilidade cambial.

Fonte: Lusaa d v e r t i s e m e n t

Publicar comentário