EUA Vão Investir Até 1,8 MM$ em Cinco Anos na Melhoria Dos

EUA Vão Investir Até 1,8 MM$ em Cinco Anos na Melhoria Dos

a d v e r t i s e m e n tO vice-secretário de Estado norte-americano, Christopher Landau e a ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela dos Santos Lucas, assinaram nesta segunda-feira, 15 de Dezembro, em Washington, um memorando de entendimento de cooperação bilateral para a área da saúde com duração de cinco anos.

O documento foi rubricado no âmbito da visita de dois dias que a governante moçambicana realiza aos Estados Unidos da América (EUA). De acordo com um comunicado divulgado pela Agência de Informação de Moçambique, a ministra faz-se acompanhar pelo ministro da Saúde, Ussene Isse, pelo embaixador de Moçambique nos EUA, Alfredo Nuvunga, e por quadros do Governo.

Segundo a publicação, o Departamento de Estado norte-americano pretende disponibilizar até 1,8 mil milhões de dólares para expandir soluções de ponta, como o medicamento lenacapavir para a prevenção do VIH/SIDA, e impulsionar avanços nos esforços de prevenção da malária.a d v e r t i s e m e n t

Por sua vez, e através do memorando, Moçambique compromete-se a aumentar os seus gastos internos com a saúde em quase 30% do orçamento governamental nos próximos cinco anos. “Esses recursos serão utilizados para melhorar a saúde materna, neonatal e infantil, além de intensificar os esforços nacionais para eliminar a transmissão vertical do VIH/SIDA”.

“Esta assinatura reforça o compromisso compartilhado de tornar o sistema de saúde de Moçambique duradouro, resiliente e um instrumento eficaz para proteger tanto americanos quanto moçambicanos. O Departamento de Estado continua a alcançar conquistas no âmbito da Estratégia Global de Saúde América Primeiro e a impulsionar avanços cruciais na saúde global, demonstrando o impacto da inovação e da liderança americanas na segurança sanitária global”, descreve a nota.

Recentemente, o Presidente da República, Daniel Chapo, reuniu-se na Casa Branca com o vice-Presidente norte-americano, JD Vance, com o objectivo de consolidar da parceria entre ambos os países e estreitar a cooperação técnica e científica.

“A reunião decorreu num contexto em que os dois países procuram consolidar uma parceria moderna e orientada para o futuro, centrada no crescimento sustentável, na inovação e no bem-estar dos povos. Houve também o fortalecimento das relações bilaterais, com foco nos sectores da energia, infra-estruturas, segurança, educação, turismo, transição digital e agricultura”, referiu, na altura, um comunicado da Presidência da República, divulgado pela Lusa.

Segundo a nota, durante as conversações, os dirigentes abordaram temas de interesse comum, nomeadamente o aumento das trocas comerciais, o investimento norte-americano em sectores estratégicos da economia moçambicana e o papel do País na promoção da paz, da segurança marítima e do desenvolvimento sustentável em África.

A Presidência disse igualmente que a reunião “evidenciou o compromisso das duas partes em fortalecer uma cooperação baseada na transparência, confiança mútua e benefícios partilhados, criando condições para um ambiente favorável ao investimento e à transferência de conhecimento.”

Publicar comentário