Governo da Província de Maputo Aprovou 68 Projectos

Governo da Província de Maputo Aprovou 68 Projectos

a d v e r t i s e m e n tA província de Maputo aprovou 68 projectos de investimento entre 2020 e 2024, avaliados em mais de 126 mil milhões de meticais (2 mil milhões de dólares), consolidando-se como o principal pólo industrial e económico do País, informou a Agência de Informação de Moçambique.

Só em 2024, os investimentos aprovados atingiram 24,3 mil milhões de meticais (385,3 milhões de dólares), reforçando a atractividade da região, segundo anunciou na terça-feira, 27 de Agosto, o governador provincial, Manuel Tule, na Feira Internacional de Maputo (FACIM 2025).

“A província de Maputo é o lugar certo para investir. Temos localização geoestratégica, uma robusta rede de transportes, electricidade, gás, água e comunicações disponíveis. Tudo isto cria as condições ideais para acolher investimentos sérios e sustentáveis”, afirmou.

De acordo com o governador, Maputo alberga 1086 indústrias transformadoras, confirmando-se como a província mais industrializada do País. O Parque Industrial de Beluluane, fundado há 25 anos, é hoje um dos maiores símbolos dessa vocação, empregando 12 mil trabalhadores e acolhendo mais de 50 empresas de 18 países.

Além de Beluluane, estão em curso projectos para a instalação de parques industriais distritais, de modo a expandir a industrialização para além da capital.

Agricultura com potencial inexplorado

O sector agrícola surge como outra prioridade estratégica. A província dispõe de 1,2 milhão de hectares de terra arável, dos quais metade ainda se encontra disponível para investimento.

Só em 2024, os investimentos aprovados atingiram 24,3 mil milhões de meticais (385,3 milhões de dólares), reforçando a atractividade da região

“Temos condições para produzir fruteiras como macadâmia e lichia, além de cereais, leguminosas e hortícolas. Queremos instalar um grande mercado abastecedor para absorver toda a produção e garantir segurança alimentar durante o ano inteiro”, sublinhou Manuel Tule.

Hub regional de comércio e logística

A província de Maputo é também um hub de comércio regional, com trocas consolidadas com a África do Sul, Essuatíni e Zimbabué, sustentadas por corredores logísticos como a Estrada Nacional Número 4 (N4), a linha férrea de Ressano Garcia e o Corredor de Limpopo.

O Porto de Maputo e da Matola reforçam esta posição, com capacidade para manusear 2 milhões de toneladas de combustível por ano, 250 mil toneladas de alumínio e 500 mil toneladas de cereais.

Energia, água e turismo

Segundo Manuel Tule, a província assegura estabilidade energética com fornecimento proveniente da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, da central da CTRG e da Gigawatt. No sector hídrico, dispõe das bacias do Maputo, Incomáti e Umbelúzi, além das barragens de Pequenos Libombos e Corumana. O projecto Moamba Major, em preparação, deverá reforçar a irrigação e o controlo de cheias.

No turismo, a província apresenta potencial, com 215 km de praias, incluindo Ponta do Ouro, Macaneta e Machubo, e o Parque Nacional de Maputo, recentemente reconhecido pela UNESCO como património mundial.a d v e r t i s e m e n t

Publicar comentário