First Capital Bank Promove Literacia Financeira em Maputo,

First Capital Bank Promove Literacia Financeira em Maputo,

No âmbito das comemorações do 45.º aniversário da introdução do metical, o First Capital Bank realizou, em Junho, uma série de visitas educacionais, com foco na literacia financeira, que beneficiaram 81 crianças vulneráveis nas cidades de Maputo, Beira e Nampula. A iniciativa, promovida em parceria com o “Projecto Esperança” e o Mosteiro da Madre de Deus, reforça o compromisso permanente do banco com a inclusão financeira e o desenvolvimento social das comunidades onde está inserido.

De acordo com o comunicado divulgado pela instituição, as actividades foram concebidas para aliar educação, cultura e cidadania financeira, proporcionando às crianças experiências enriquecedoras em locais de importância simbólica e histórica. Além de abordar a valorização da moeda nacional, os encontros promoveram conceitos básicos de poupança, planeamento financeiro e uso consciente do dinheiro, de forma lúdica e acessível.

Em Maputo, a actividade teve a participação de 27 crianças do “Projecto Esperança” – Marracuene. O percurso iniciou-se na Fortaleza de Maputo, onde os meninos exploraram o Museu de História Militar e tiveram contacto com exposições relacionadas com a resistência moçambicana, a ocupação colonial e os principais marcos da luta de libertação nacional.

De seguida, o grupo deslocou-se ao Museu da Moeda para uma visita de estudo sobre a evolução da moeda em Moçambique. A visita culminou com uma palestra educativa conduzida por Firmino Baloi, director de Compliance do First Capital Bank, que explicou conceitos como poupança, gestão de dinheiro e planeamento financeiro de uma forma acessível e dicas práticas para cultivar hábitos financeiros saudáveis desde a infância, incluindo o uso de cofres, a abertura de contas bancárias para jovens e a participação activa na economia familiar.

First Capital Bank celebra o 45.º aniversário da introdução do metical com várias iniciativas de responsabilidade social

Na cidade da Beira, a acção envolveu 27 crianças que também foram acolhidas pelo “Projecto Esperança”. A visita teve lugar no Banco de Moçambique – Filial da Beira, onde as crianças foram guiadas numa viagem pela história do metical e do sistema bancário nacional. Durante a sessão, foram abordados temas como a importância da moeda, o papel dos bancos centrais e os princípios básicos da poupança.

A última etapa da iniciativa teve lugar na cidade de Nampula, no final de Junho, em colaboração com o Mosteiro da Madre de Deus. Vinte e sete crianças participaram numa visita ao Museu Nacional de Etnografia, onde, para além de conhecerem o vasto espólio cultural e etnográfico do País, foram também envolvidas numa abordagem pedagógica sobre o valor do dinheiro e a importância da responsabilidade financeira.

Com esta acção, o First Capital Bank “reafirma o seu compromisso em promover a inclusão financeira, assumindo um papel activo na formação de uma geração mais consciente, informada e preparada para tomar decisões responsáveis sobre o seu futuro financeiro. Ao aliar cultura, educação e responsabilidade social, o banco continua a investir no desenvolvimento sustentável das comunidades onde está inserido, contribuindo para uma sociedade mais justa e economicamente participativa.”

Publicar comentário