Governo Apela a Empregadores Para Garantirem Descontos Dos Trabalhadores Para a SS • Diário Económico

O Presidente da República, Daniel Chapo, apelou esta quinta-feira (10) aos empregadores da província de Maputo, tanto do sector público como privado, para canalizarem devidamente os descontos dos trabalhadores ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), a fim de garantir a sua protecção futura em casos de aposentação ou incapacidade, informou a Agência de Informação de Moçambique.

Segundo o órgão, o chefe do Estado falava momentos após ter inaugurado o novo edifício da delegação provincial do INSS, uma infra-estrutura que, segundo sublinhou, representa não apenas um avanço físico, mas “o reflexo do esforço colectivo de milhares de trabalhadores e empregadores que contribuem para a sustentabilidade do sistema”.

“Queria aproveitar esta ocasião para dizer às empresas ou entidades empregadoras para canalizarem os descontos para o sistema de segurança social”, apelou.

a d v e r t i s e m e n t

Daniel Chapo recordou que o funcionamento do sistema assenta essencialmente nas contribuições dos trabalhadores, com destaque para os do sector privado e os que exercem actividade por conta própria.

“Este esforço resulta das contribuições que os nossos trabalhadores fazem, principalmente do sector privado e também aqueles que são por conta própria”, afirmou.

Chapo exortou ainda os servidores públicos afectos ao INSS a assegurarem um atendimento digno e eficaz aos contribuintes, reforçando que a segurança social deve ser encarada como um garante da estabilidade e da esperança dos trabalhadores.

“Amanhã podemos ser aposentados e/ou, em caso de um infortúnio, temos o sistema de segurança social através do INSS para podermos recorrer”, declarou o Presidente da República.

O chefe do Estado destacou que os descontos actuais dos trabalhadores representam um investimento para o futuro, reforçando a importância de contribuir para um sistema que proteja os cidadãos numa fase da vida em que já não tenham capacidade laboral. “Amanhã vamos atingir uma idade em que já não temos força para trabalhar”, lembrou.

Por outro lado, o Presidente da República reafirmou o apoio do Governo ao alargamento da base contributiva nacional, incentivando a inclusão de mais contribuintes no sistema. “Contem sempre com o nosso apoio incondicional para podermos ter mais contribuintes”, concluiu.

a d v e r t i s e m e n t

Publicar comentário