Japão garante investimentos nas áreas de energia e

Japão garante investimentos nas áreas de energia e

Banco Japonês para Cooperação Internacional, JBIC, diz que vai continuar a trabalhar com o governo moçambicano para a mobilização de empresas deste país asiático para investirem em Moçambique.

É uma posição assumida pelo governador daquele banco na audiência concedida pelo Presidente da Republica, Daniel Chapo, à margem da nona Conferencia Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África, TICAD 9, encerrada esta sexta-feira, em Yokohama.

Em declarações a imprensa, Hayashi Nobimitsu explicou que a JBIC é a financiadora oficial da MITSUI, companhia que neste momento está a investir no Corredor de Nacala e também com interesse no projecto Mpanda Nkua e de exploração de gás natural na Bacia do Rovuma, onde é detentora de 20% da área gerida pela Total Energy.

A fonte destaca que há muito potencial para investimento em Moçambique, indicando que interessam ao empresariado Japonês, neste momento, ás áreas de energia e agricultura.

Voz: Hayashi Nobimitsu, Governandor do Banco Japonês para Cooperação Internacional, JBIC

Na audiência com o Chefe do Estado moçambicano, o governador do Banco Japonês para Cooperação Internacional pediu para que se flexibilize o processo de retoma da logística e exploração do gás natural liquefeito na Área UM da Bacia de Rovuma.

Voz: Hayashi Nobimitsu, Governandor do JBIC

Para além do governador da JBIC, o Presidente da Republica, Daniel Chapo, também recebeu em audiência o Presidente da JICA e reuniu-se com o Primeiro Ministro Japonês com objectivo de abordar a cooperação bilateral.(X)

Reportagem: Orlando Ngovene, enviado especial da RM ao Japão 

Publicar comentário