“Moçambique Vai Receber Antirretroviral de Baixo Custo

“Moçambique Vai Receber Antirretroviral de Baixo Custo

a d v e r t i s e m e n t
Moçambique vai receber as primeiras doses de um antirretroviral de nova geração e de baixo custo contra a infecção por VIH (vírus da imunodeficiência humana), fabricado pela primeira vez em África. A informação foi divulgada esta segunda-feira, 5 de Agosto, pela revista Forbes África Lusófona, com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o organismo, trata-se de uma parceria entre vários países e fabricantes, com apoio do Fundo Global, que irá adquirir o medicamento TLD, composto por dolutegravir, lamivudina e tenofovir. O antirretroviral é produzido pelos laboratórios da farmacêutica Universal Corporation Ltd (UCL), do Quénia, que em 2023 se tornou a primeira empresa africana a obter pré-qualificação da OMS para fabricar o TLD, recomendado como tratamento de primeira linha.

A directora dos programas de VIH, hepatites e doenças sexualmente transmissíveis da OMS, Meg Doherty, afirmou que a aquisição do TLD pelo Fundo Global para Moçambique “constitui um marco para o reforço das cadeias de abastecimento no continente e poderá contribuir para a continuidade do tratamento das pessoas que vivem com VIH no País”. A OMS salienta, contudo, que a produção local não garante, por si só, a sustentabilidade das cadeias de fornecimento, sendo necessários mecanismos como compromissos de mercado, políticas de compras e apoio técnico.

A organização defende que os fabricantes africanos devem ser priorizados nas cadeias globais de fornecimento e que seja garantido o acesso a tecnologias de saúde que cumpram os requisitos definidos. A aquisição do medicamento para Moçambique será feita em quantidades não especificadas.

Segundo dados divulgados pela Lusa, mais de 40 em cada mil habitantes no País vivem com VIH. O Executivo pretende reduzir essa incidência para menos de metade durante o período de execução do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2025-2029.a d v e r t i s e m e n t

Publicar comentário