PR Destaca Juventude Como “Prioridade Nacional” na Abertura

PR Destaca Juventude Como “Prioridade Nacional” na Abertura

a d v e r t i s e m e n t
O Presidente da República, Daniel Chapo, afirmou esta sexta-feira, 8 de Agosto, que a juventude “constitui uma prioridade presidencial e será central em todos os programas de desenvolvimento do País”. A declaração foi feita na abertura da VIII Conferência Nacional da Juventude, promovida pelo Conselho Nacional da Juventude, decorrendo em Maputo e juntando mais de mil jovens provenientes de todos os distritos do País, no âmbito da Semana Nacional da Juventude.

Na ocasião, o chefe do Estado apelou à participação activa dos jovens na consolidação da unidade nacional, fortalecimento do patriotismo, respeito pelas leis democráticas, combate à corrupção e construção da independência económica. Daniel Chapo sublinhou a necessidade de “promover a paz, a reconciliação e o diálogo social, alertando para a degradação de valores morais e democráticos.”

O governante apresentou um conjunto de iniciativas em curso destinadas a apoiar os jovens, destacando o financiamento de mais de 250 projectos pelo Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis, a criação de centros de emprego e formação profissional, a distribuição de computadores a estudantes carenciados e o lançamento de programas habitacionais e infra-estruturais, incluindo o “Projecto Terra Infra-estruturada” e o “Fundo de Desenvolvimento Económico Local”, com 60% das verbas reservadas à juventude.

O Presidente da República sublinhou que 40% dos administradores distritais são jovens, e que grande parte das escolas e unidades de saúde são dirigidas por profissionais nesta faixa etária. Entre as acções já concretizadas, referiu a distribuição de livros escolares, refeições no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar e a reabilitação de estradas, incluindo a Estrada Nacional Número 1 (N1).

O chefe do Estado apelou à participação activa dos jovens na consolidação da unidade nacional, fortalecimento do patriotismo e respeito pelas leis democráticas (…)

Por sua vez, a coordenadora interina das Nações Unidas em Moçambique, Catherine Sozi, felicitou o Presidente da República pela prioridade dada à juventude e destacou que o País tem mais de 60% da população com menos de 24 anos, o que representa uma força transformadora. Sublinhou ainda que jovens do território nacional lideram iniciativas locais nas áreas do empreendedorismo, agricultura sustentável, inclusão digital, acção humanitária e construção da paz.

A responsável da ONU alertou, contudo, para as barreiras adicionais enfrentadas por raparigas e jovens mulheres, incluindo “o casamento precoce, que conduz à gravidez na adolescência, abandono escolar e riscos para a saúde”, e defendeu maior investimento, liderança e acção para que nenhum jovem seja deixado para trás, apelando à cooperação internacional sustentável.

A responsável enfatizou também que a criação de um ambiente inclusivo, no qual todos os jovens possam crescer, liderar e prosperar, é uma responsabilidade colectiva, colocando a inclusão, a igualdade e a protecção no centro das políticas públicas.

O encontro, que decorre sob o tema “Acções Locais da Juventude para o Alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”, prossegue com debates e partilha de experiências sobre o papel da juventude no desenvolvimento de Moçambique.

Texto: Nário Sixpenea d v e r t i s e m e n t

Publicar comentário