Presidente Brasileiro Visita o País na Próxima Semana Para
O Governo brasileiro confirmou que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará uma visita oficial a Moçambique nos dias 23 e 24 de Novembro, por ocasião dos 50 anos da independência do País. A informação foi avançada esta quarta-feira (19) pelo Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), que indicou que a deslocação incluirá a assinatura de memorandos de cooperação em vários domínios.
Segundo o secretário de África e Médio Oriente, Carlos Sérgio Sobral Duarte, está concluído um acordo entre as academias diplomáticas dos dois países, que será assinado durante a visita, sendo que outros instrumentos na área da cooperação técnica ainda estão em discussão.
Fontes do Itamaraty adiantaram à Lusa que continuam em negociação entendimentos nas áreas de comércio entre pequenas e médias empresas, aviação civil, colaboração jurídica e ambiente.
Carlos Sérgio Sobral Duarte sublinhou que Moçambique é um dos países com o qual o Brasil mantém um dos programas de cooperação mais consolidados, abrangendo sectores como saúde, educação, agricultura, formação profissional e capacitação institucional. Recordou ainda que esta será a quarta visita oficial de Lula da Silva ao País, com a última a ter acontecido em 2010.
O Presidente brasileiro chegará a Maputo após participar na Cimeira do G20, na África do Sul. No dia 23, terá um encontro com o Presidente Daniel Chapo, e no dia 24 participará num fórum empresarial que deverá reunir cerca de 200 empresários de ambos os países. O Itamaraty reconhece, contudo, que o comércio bilateral permanece aquém do potencial, apesar da cooperação existente.
Ainda no dia 24, Lula da Silva receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Pedagógica de Moçambique. A visita concretiza uma intenção expressa pelo Presidente brasileiro no início do mandato, tendo sido acordada na reunião bilateral realizada na COP30, em Belém do Pará.
Luiza Ribeiro Lopes da Silva, coordenadora-geral de Cooperação Técnica Multilateral, destacou que entre os projectos já executados no âmbito da cooperação se incluem a criação de um banco de leite humano, programas de formação de professores, iniciativas de segurança alimentar, reforço das capacidades do Instituto Nacional de Saúde e projectos agrícolas.a d v e r t i s e m e n t



Publicar comentário