Processo de penhora? Segurança Social alerta para mensagens

Processo de penhora? Segurança Social alerta para mensagens

O Instituto da Segurança Social (ISS) emitiu, esta sexta-feira, um alerta de segurança, porque diz que estão a ser enviadas mensagens fraudulentas em nome da Segurança Social, sobre alegados processos de penhora. 

“Estas mensagens contêm um link para uma página falsa que utiliza indevidamente a imagem do Portal da Segurança Social, a informar que o cidadão tem valores em dívida, induzindo-o ao pagamento imediato para evitar juros de mora”, pode ler-se no alerta, publicado no site do organismo. 
O conselho da Segurança Social é claro: “Caso receba uma mensagem deste tipo, não clique no link nem forneça qualquer informação pessoal ou bancária. Trata-se de uma ação de phishing que pode ter como objetivo obter informações confidenciais ou extorquir dinheiro, usando a identidade da Segurança Social para o efeito”.
“Estas mensagens são fraudulentas e não são provenientes da Segurança Social, permitindo aos seus autores obter ilegitimamente valores decorrentes de supostas dívidas à Segurança Social”, explica ainda o organismo. 
Exemplo de mensagem fraudulenta:
“Processo de penhora iniciado. Ultimo prazo de pagamento 19/12/2025. Evite custos adicionais em: https://pt-seg.social/0746923815.” – é fraude, não clique!
O Instituto da Segurança Social acrescenta que “NUNCA envia links através de mensagens nem pede dados bancários (Cartão de Crédito)”.
Mais: “A atualização do IBAN e outros dados pessoais deve ser feita exclusivamente através do Portal da Segurança Social, após autenticação segura com palavra-chave”.

A Segurança Social anunciou o lançamento do Simulador de Desemprego, uma ferramenta que pretende ajudar a esclarecer os beneficiários relativamente a este tema. Saiba como funciona.
Notícias ao Minuto | 09:31 – 16/12/2025

Messenger e WhatsApp vão ajudá-lo a identificar potenciais fraudes
A Meta anunciou que planeia lançar novas ferramentas para o Messenger e o WhatsApp de forma a ajudar os utilizadores a identificarem potenciais burlas.
Segundo o site Engadget, o Messenger passará a exibir avisos sempre que for detetada uma mensagem potencialmente fraudulenta, indicando que podem reencaminhar a mensagem para uma análise da Meta AI.
Além disso, a Meta também avisará os utilizadores do Messenger que não devem transferir dinheiro ou ‘vouchers’ com dinheiro para contactos desconhecidos.
No que diz respeito ao WhatsApp, a Meta exibirá avisos caso estes tentem partilhar o ecrã durante uma videochamada com alguém que não esteja na lista de contactos – notando que os utilizadores só o devem fazer com pessoas em que confiam.
Sobre o combate a burlas e fraudes no Messenger e WhatsApp, a Meta refere que, desde o começo de 2025, “identificou e interrompeu” quase 8 milhões de contas associados com centros de fraudes – os quais estavam localizados em Myanmar, Laos, Cambodja, Filipinas e Emirados Árabes Unidos.

A Segurança Social anunciou que “está a enviar comunicações importantes às entidades empregadoras para garantir a sua preparação atempada para a entrada em vigor da Simplificação do Ciclo Contributivo (SCC) em 2026”. Fique a par.
Notícias ao Minuto | 10:08 – 17/12/2025

Leia Também: Seg. Social paga hoje Complemento Regional de Pensão: Quem tem direito?

Publicar comentário