Projeto vai impulsionar o crescimento empresarial

A apresentar em 05 de novembro, o projeto “Novo Rumo a Norte — Rumo à Sustentabilidade” visa “reforçar a competitividade e capacidade de adaptação aos desafios da sustentabilidade e da transição verde e digital” da MPME do norte do país, avançou à agência Lusa fonte oficial da associação.
Com um orçamento global de 924.627,28 euros, cofinanciado, e duração prevista até ao segundo trimestre de 2027, o projeto irá abranger 500 empresas, proporcionando-lhes “ferramentas, conhecimento e capacitação em áreas estratégicas da sustentabilidade empresarial”.
O objetivo é “mitigar as lacunas existentes na cadeia de valor e fortalecer o ecossistema empresarial regional, promovendo a adoção de boas práticas ESG (‘Environmental, Social and Governance’) como fator de diferenciação e sucesso a longo prazo”.
Em declarações à Lusa, o presidente do Conselho de Administração (PCA) da AEP explicou que o projeto, “antecipando as exigências que cada vez mais se colocam às MPME”, aposta em ações de sensibilização, capacitação e disseminação de boas práticas, “ajudando as empresas a interpretar e construir instrumentos capazes de responderem às novas exigências regulatórias e de mercado”.
“O desafio da sustentabilidade — ambiente, social e ‘governance’ (governança) – é tratado não apenas como um imperativo, mas também como uma estratégia de inovação, criação de valor e competitividade”, enfatizou Luís Miguel Ribeiro.
O “Novo Rumo a Norte — Rumo à Sustentabilidade” surge também como “resposta à necessidade de partilha de informação, da capacitação e da construção de instrumentos adequados para todas as empresas, independentemente da sua localização geográfica na região Norte”, com vista a “corrigir as desigualdades regionais evidenciadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que apontam a necessidade de reforçar a coesão económica e social na região Norte, especialmente nas NUTS III”.
Apostado em promover “a igualdade de oportunidades para todos os atores económicos e sociais de cada NUT III”, o projeto está alinhado com a Estratégia de Especialização Inteligente S3 NORTE 2027.
Liderada pela AEP, a iniciativa conta com a experiência e ‘know-how’ adquiridos em projetos anteriores, como o “Novo Rumo a Norte | Cooperação | Empreendedorismo | Inovação” e “Novo Rumo a Norte — Rumo ao Crescimento”, apostando em ferramentas de diagnóstico, produção de conhecimento e disseminação de boas práticas e fomentando a cooperação entre empresas, entidades e parceiros regionais.
Por meio das diversas ações a realizar, o projeto propõe-se “gerar um impacto positivo e duradouro na performance das MPME, promovendo a partilha de recursos, a colaboração e o reforço da competitividade sustentável, contribuindo assim para o desenvolvimento económico equilibrado da região Norte”.
Leia Também: Arrendamento: Sabe quantas famílias interessadas há por cada anúncio?



Publicar comentário