“Moçambique Vai Vencer o Terrorismo” – Ministro da Defesa
Oministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, assegurou nesta sexta-feira, 19 de Abril, durante a sua intervenção na Assembleia da República, que Moçambique vai vencer o terrorismo, “custe o que custar”.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 7 months ago |
Vizualizações: 21003 |
Categoria: Empresas
O governante respondia a uma das questões colocadas pela Renamo sobre a guerra contra o terrorismo na província nortenha de Cabo Delgado. Durante dois dias, os deputados do partido da oposição pressionaram o Governo a aceitar que o fim do mandato da Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), SAMIM, é sinal de ruptura. “Ser patriota não é tomar partido sobre os aspectos de interesse nacional como é a defesa nacional”, afirmou o ministro.
Cristóvão Chume salientou que a Renamo, ainda assim, reconhece o esforço das Forças de Defesa e Segurança: “Mesmo que seja de forma tímida, a Renamo reconhece a importância das FDS na defesa do País e no combate ao terrorismo”, referindo ainda que as forças aliadas que actuam integradas têm os seus dispositivos militares partilhados com as FDS. “Não existe nenhuma força amiga que esteja a tomar, de forma isolada ou independente, iniciativas no terreno”, garantiu.
Outras Notícias Para Ler
As Mais Populares Ferramentas de IA
Investigadores Revelam Modelo de IA Capaz de Prever Acções Futuras de um Ser Humano
22 DE ABRIL, 2024
Ouro Brilha em Máximo de Quase Dois Meses
Ouro Perde Mais de 1% Com Redução de Riscos no Médio Oriente
22 DE ABRIL, 2024
Petróleo a Caminho da Primeira Queda Semanal do Ano
Petróleo Desvaloriza Com Abrandar de Tensões no Médio Oriente
22 DE ABRIL, 2024
CPLP: Hengqin Vai Abrigar Centro Dedicado ao Comércio China-CPLP
China Mantém Taxa de Juro de Referência em 3,45%
22 DE ABRIL, 2024
“Vamos continuar a investir, não só na logística das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, mas também noutras capacidades de defesa tal como a saúde militar, formação e infra-estruturas”, acrescentou o ministro.
Segundo Chume, o Governo já por várias vezes veio a público informar que grande parte do esforço militar destacado para Moçambique é sustentado, em primeiro lugar, pelos respectivos governos apoiados por parceiros interessados no combate ao terrorismo internacional.
A SAMIM está em Cabo Delgado desde 2021 para uma missão de intervenção, tendo renovado a mesma no espaço de dois anos.