Revista E&M: Quais São as Marcas Mais Valiosas de África?
A consultora especializada Brand Finance actualizou a classificação. MTN, Vodacom e Standard Bank ocupam o pódio. Segue-se a Nando´s, marca de frango de churrasco picante. A lista é dominada pela África do Sul. Moçambique aparece no top 200, com a Movitel no 97.º lugar e a Tmcel em 172.º.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 1 week ago |
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Categoria: Economia
As dez marcas mais valiosas do continente, segundo o ranking da consultora especializada Brand Finance, são todas da África do Sul, num domínio claro em toda a lista. No ranking das 200 maiores, cerca de 70% também são do país vizinho, ao qual se seguem, a larga distância, as marcas do Egipto (8%), Nigéria e Marrocos (ambos com 7%) e Quénia (4%).
Na edição deste ano, Moçambique coloca duas representantes no top 200: a Movitel, no 97.º lugar (era 85.º em 2023) e a Tmcel, na 172.ª posição (era 162.º no ano anterior). Por sectores, a banca é o mais representativo com 27% de marcas entre as 200 mais valiosas, seguido do das telecomunicações (18%), retalho (11%), seguros (5%) e bebidas (4%).
Origens remontam a Moçambique
O destaque individual vai para a sul-africana MTN que, mais uma vez, lidera o ranking no continente, com um valor de marca de 3,6 mil milhões de dólares. Apesar de estar 18% abaixo do registado em 2023, a gigante das telecomunicações teve um bom ano ao expandir as operações para mais de 21 países. A novidade é que o maior mercado passou a ser o da Nigéria, que destronou a África do Sul em receitas e em base de clientes. O segundo lugar pertence à rival Vodacom, cujo valor da marca aumentou em rands, apesar de ter sofrido um declínio de 2% em dólares, totalizando 2,3 mil milhões de dólares em 2024. Os analistas referem que apesar da sua autonomia operacional e da sua cotação na Bolsa de Joanesburgo, a ligação à britânica Vodafone tem um impacto positivo na reputação.
A terceira mais valiosa e a primeira do sector bancário é o Standard Bank cuja marca registou um crescimento significativo de 12%, este ano, obtendo uma avaliação de dois mil milhões de dólares. Os analistas da Brand Finance atribuem este aumento à forte presença do banco no mercado (acessibilidade da rede de balcões) e à forte aposta na comunicação e publicidade.
Com um valor de marca de 1,5 mil milhões de dólares, a Nando´s é uma das marcas globais mais emblemáticas de África
O quarto lugar é ocupado, de forma surpreendente (dado que se estreou pela primeira vez neste ranking), pela cadeia de restauração sul-africana Nando´s, cujas origens remontam a Moçambique e ao famoso “frango piri-piri”. Com um valor de marca de 1,5 mil milhões de dólares, a Nando´s é uma das marcas globais mais emblemáticas de África, apesar de a maior parte das receitas serem geradas noutros mercados, casos do Reino Unido e da Austrália.
No quinto lugar surge outro banco sul-africano que os moçambicanos conhecem, o First National Bank (FNB). Os analistas elogiam a sua estratégia de posicionamento, que é mais orientada para o aconselhamento do que para o produto, assim como o elevado nível de confiança e lealdade à marca. O FNB é o banco sul-africano com melhor avaliação noutro ranking, o da reputação de marca, com uma pontuação de 92,3 (a escala vai desde o zero aos 100).
Equity Bank lidera na reputação
A nível do continente, o ranking da reputação é liderado pelo banco queniano Equity Bank, com uma pontuação de 92,5, a mesma que já havia obtido no ano anterior, não obstante o ano difícil em que o valor da marca caiu 15% para 450 milhões de dólares. Em segundo lugar está o FNB, seguido de outros três grupos financeiros quenianos: o banco KCB e as seguradoras Old Mutual e Britam (que também actua em Moçambique).
O ranking do crescimento é liderado pelo grupo egípcio Egyptalum, cujo valor de marca mais do que duplicou, para 33 milhões de dólares, graças ao regresso à produção de ouro no Sudão do Sul, aos planos de expansão para o Senegal e ao aumento da exploração da prata em Marrocos. Seguem-se o colosso egípcio dos fertilizantes Misr e o banco MCB das ilhas Maurícias. Por fim, no ranking específico da sustentabilidade pontificam o National Bank, do Egipto, o líder da banca móvel M-Pesa, do Quénia, e a cadeia retalhista sul-africana Checkers.