AMB: “Oitava Redução na Taxa de Juro Coloca Prime Rate em 19,8%”
AAssociação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou que a taxa de juro de referência para o crédito no País, conhecida como prime rate, sofreu uma nova redução de 0,7 pontos percentuais, situando-se em 19,8% a partir de Novembro. Este é o oitavo corte consecutivo nesta taxa em 2024, seguindo uma trajectória de descidas que visa facilitar o acesso ao crédito e apoiar a actividade económica no País, segundo informou a Lusa.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 1 month ago |
Vizualizações: 366 |
Categoria: Empresas
A prime rate, introduzida em 2017 pelo Banco de Moçambique em parceria com a AMB, serve como taxa de referência única para operações de crédito, ajustada apenas por uma margem de risco específica para cada cliente. O objectivo desta medida é simplificar o cálculo dos juros e tornar as condições de crédito mais previsíveis para os consumidores.
Desde Fevereiro de 2021, quando atingiu o mínimo de 15,5%, a prime rate foi progressivamente elevada, alcançando o pico de 24,1% em Julho de 2023.
Outras Notícias Para Ler
Ásia Incerta à Espera de Medidas da China. Nissan Afunda 10%
Ásia Incerta à Espera de Medidas da China. Nissan Afunda 10%
8 de Novembro, 2024
Greve Geral: ONU Alerta Para Tensões Pós-Eleitorais e Apela ao Respeito Pelos Direitos Humanos
Greve Geral: ONU Alerta Para Tensões Pós-Eleitorais e Apela ao Respeito Pelos Direitos Humanos
8 de Novembro, 2024
“Governo Perdeu 50 Milhões de Meticais em Impostos na Exploração de Minérios em 2023”- CIP
África: Câmaras Mineiras Destacam Perspectivas de Investimento no Fórum CMA 2024
8 de Novembro, 2024
Porto de Maputo: Grindrod Atingiu Recorde de 416 Mil Toneladas de Carvão Manuseadas em Novembro
Manifestações Gerais: Grindrod Suspende Operações Portuárias Após Encerramento da Fronteira
8 de Novembro, 2024
No início de 2024, em Janeiro, a taxa estava em 23,5% e, desde então, tem vindo a descer de forma constante: para 23,1% em Março, 22,7% em Abril, 22,3% em Maio, 22% em Junho e 21,2% em Julho, mantendo-se neste valor em Agosto e Setembro, e descendo para 20,5% em Outubro. Com a redução de Novembro, a taxa atinge agora os 19,8%.
“Em Setembro, o Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique decidiu baixar a taxa MIMO de 14,25% para 13,5%, apoiando-se em previsões de uma inflação controlada, mantida em um dígito, a médio prazo”
A série de reduções na prime rate está relacionada com a diminuição da taxa de juro de política monetária, ou taxa MIMO, uma ferramenta usada pelo Banco de Moçambique para controlar a inflação.
Em Setembro, o Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique decidiu baixar a taxa MIMO de 14,25% para 13,5%, apoiando-se em previsões de uma inflação controlada, mantida em um dígito, a médio prazo.
“A decisão foi sustentada pela contínua consolidação das perspectivas de manutenção da inflação baixa, num contexto de avaliação positiva dos riscos e incertezas,” afirmou o Banco de Moçambique num comunicado.
Desde a sua criação com uma taxa inicial de 27,75%, a prime rate tem sido ajustada de acordo com a política económica e as condições de mercado. Com esta oitava redução no ano, a AMB e o Banco de Moçambique pretendem continuar a fortalecer o ambiente de crédito e a apoiar a recuperação económica, ao mesmo tempo que monitorizam de perto a estabilidade dos preços e a inflação.