Comércio global deve estagnar em 2026, prevê a Crédito y

Comércio global deve estagnar em 2026, prevê a Crédito y

A Crédito y Caución estima que o comércio global vai registar um crescimento zero este ano, devido ao impacto da guerra comercial iniciada no ano passado.

“Com a aplicação das novas tarifas, as empresas acabarão por transferir o custo para os seus clientes, tanto empresas como consumidores”, nota a seguradora, pelo que os preços irão subir, limitando a procura pelos seus produtos.
Além disso, “a incerteza em torno da política dos EUA mantém-se elevada, levando a atrasos no investimento empresarial e na despesa dos consumidores”, acrescenta.
Deverão também ser sentidos os efeitos da antecipação de compras ocorrida em 2025 para evitar as novas tarifas, que levou a um aumento da procura por espaço de armazenamento, podendo provocar uma desaceleração nas encomendas.
Neste cenário, a seguradora de crédito prevê uma desaceleração significativa do comércio global este ano, antecipando que este “só regressará a valores positivos em 2027, quando se espera que o crescimento seja de cerca de 2%, a um nível ainda inferior à evolução do PIB”.
Leia Também: iPhone bloqueado com ecrã a branco? Eis o que pode fazer

Publicar comentário