O Instituto Nacional de Saúde é a entidade de gestão, regulamentação e fiscalização das actividades relacionadas com a geração de evidência científica em Saúde.
Data de Registo: 4 years ago | Visualizações: 95 | Categoria: Instituto
A história do Instituto Nacional de Saúde (INS) começa em 1955, com a fundação do então Instituto de Investigação Médica de Moçambique (IIMM). No entanto, devido à conjuntura económica, social e política da época (1970), esta entidade passou a designar-se Instituto Provincial de Saúde Pública (IPSP), uma mudança que permitiu adequar o então IIMM à nova realidade da outrora colónia de Moçambique.
De forma a garantir a unidade e coerência da reestruturação dos serviços centrais do então Ministério da Saúde e Assuntos Sociais, o Governo de Transição (moçambicano) decretou a mudança da designação do IPSP para o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), considerado órgão central deste ministério.
Contudo, com o advento da independência nacional, em Agosto de 1975 o INSP passa a designar-se Instituto Nacional de Saúde (INS), uma instituição constituída essencialmente pelos laboratórios de Malária e Parasitologia e integrada na Direcção Nacional de Medicina Preventiva (DNMP) do Ministério da Saúde (MISAU). Nesta época, a missão do INS era basicamente a manutenção dos laboratórios retromencionados, que constituíam o núcleo de investigação de doenças endémicas em Moçambique.