Manuel Chang Conhece Pena de Prisão Esta Sexta-Feira
Manuel Chang, idoso ministro das Finanças de Moçambique, enfrentará a leitura da sua sentença na próxima sexta-feira, dia 17, no Tribunal Federalista de Brooklyn, em Novidade Iorque. O julgamento surge posteriormente a sua pena em Agosto do ano pretérito por crimes de conspiração para o cometimento de fraude electrónica e de conspiração para lavagem de verba, segundo informou a Missiva de Moçambique.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 2 weeks ago |
Vizualizações: 21438 |
Categoria: Economia, Finanças e Negócio.
O caso, que tem repercussões profundas tanto em Moçambique porquê no cenário internacional, está ligado à obtenção fraudulenta de empréstimos no valor de dois biliões de dólares em 2013, destinados à compra de equipamentos de segurança marítima e barcos de pesca de atum através da empresa libanesa Privinvest.a d v e r t i s e m e n t
As transacções não autorizadas foram encobertas, dando origem ao escândalo das “dívidas ocultas”, que sacudiu o Governo do portanto Presidente da República, Armando Guebuza, sob cuja gestão Chang serviu de 2005-15.
Os detalhes do caso revelam que os fundos adquiridos não foram usados conforme planeado, e uma secção significativa desapareceu em comissões ilegais e pagamentos corruptos. A invenção deste esquema gerou uma crise financeira e de credibilidade para Moçambique, levando a severas consequências económicas e políticas.
O julgamento de Chang foi marcado por complexidades jurídicas, dada a sua extradição dos Estados Unidos, onde foi suspenso em 2018, posteriormente ser interceptado num voo de trânsito na África do Sul.
Desde portanto, a sua situação jurídica tem sido acompanhada de perto, reflectindo a sisudez das acusações que pesam sobre ele e o impacto deste caso para a governação e transparência fiscal em Moçambique.
A sentença, que será proferida pelo juiz federalista, é aguardada com expectativa, pois poderá estabelecer um precedente importante no tratamento de crimes financeiros e de prevaricação a nível internacional, mormente aqueles que envolvem altos funcionários governamentais e transacções transfronteiriças complexas.
Fonte:https://natxos.com/economia-e-financas/manuel-chang-conhece-pena-de-prisao-esta-sexta-feira-17-diario-economico/