EUA emitem restrições adicionais de visto para oficiais chineses

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aumentou as tensões com a China durante suas últimas semanas no cargo.


Escrita Por: Administração | Publicado: 3 years ago | Vizualizações: 33 | Categoria: Politica


Os Estados Unidos emitiram na segunda-feira restrições adicionais de visto para autoridades chinesas que se acredita terem cometido abusos de direitos humanos, tomando novas medidas contra Pequim no último mês do mandato do presidente dos EUA, Donald Trump.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse em um comunicado que as restrições afetam as autoridades consideradas responsáveis ​​ou cúmplices na repressão de praticantes religiosos, grupos étnicos minoritários, dissidentes e outros.

De acordo com o jornal aljazeera "Os laços China-EUA tornaram-se cada vez mais antagônicos ao longo do ano passado, à medida que as duas principais economias do mundo discutiam sobre a forma como Pequim lidou com o surto do coronavírus, a imposição de uma lei de segurança nacional em Hong Kong e o aumento das tensões no Mar da China Meridional".

“Os governantes autoritários da China impõem restrições draconianas às liberdades de expressão, religião ou crença, associação e o direito de reunião pacífica do povo chinês. Os Estados Unidos deixaram claro que perpetradores de abusos de direitos humanos como esses não são bem-vindos em nosso país ”, disse Pompeo.

Os EUA adicionaram na sexta-feira dezenas de empresas chinesas, incluindo a maior fabricante de chips do país, Semiconductor Manufacturing International Corp e a fabricante chinesa de drones SZ DJI Technology, a uma lista negra de negócios enquanto a administração de Trump continua aumentando as tensões com a China em suas últimas semanas no cargo.

Washington impôs proibições de viagens e sanções financeiras a funcionários ligados à repressão a uigures e outros grupos muçulmanos chineses em Xinjiang, bem como a funcionários chineses e de Hong Kong que acusa de restringir direitos sociais e políticos na cidade semiautónoma chinesa por meio da implementação de uma nova e severa lei de segurança nacional.

 


FONTE: Jornal Aljazeera edição de 21 de Dezembro de 2020, Disponível em <https://www.aljazeera.com/news/2020/12/21/us-issues-additional-visa-restrictions-on-chinese-officials>

Partilhar
Comentarios
Publicidade