"Os mercados de ações asiáticos caíram acentuadamente na segunda-feira, motivados por uma grande queda nos preços do petróleo e dados econômicos fracos"
Escrita Por: Redação | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 9047 | Categoria: Internacional
Segundo a redacao da BBC " No Japão, o índice Nikkei 225 de referência caiu mais de 5%, enquanto na Austrália, o ASX 200 caiu 7,3%, sua maior queda diária desde 2008.
Os mercados foram abalados pela ameaça de uma guerra de preços entre o grupo exportador de petróleo Opec e seu principal aliado, a Rússia.
Os investidores asiáticos também reagiram a uma queda nos números das exportações chinesas e ao encolhimento da economia japonesa.
Os mercados globais já viram uma maior volatilidade devido aos temores de um grande impacto econômico causado pelo surto de coronavírus.
Com os preços do petróleo caindo mais de 30% na segunda-feira, as empresas de energia viram algumas das maiores quedas no preço das ações.
O preço das ações da Oil Search, listada na Austrália, caiu 31%, enquanto a empresa de energia Santos viu suas ações caírem mais de um quarto em valor (27%).
As empresas de petróleo e outras commodities compõem grande parte do mercado de ações australiano".
Na China, seu Shanghai Composite de referência caiu quase 2%, enquanto em Hong Kong, o índice Hang Seng despencou 3,7% no início das negociações na segunda-feira.
"A China fará sua contribuição para as nuvens de trovoada que pairam sobre os mercados na segunda-feira", disse Jeffrey Halley, analista sênior de mercado da corretora OANDA.
No sábado, a China divulgou números de importação e exportação nos dois primeiros meses do ano. As exportações caíram 17,2%, enquanto as importações caíram 4%. Isso deu à economia chinesa um déficit comercial de US $ 7,1 bilhões, à medida que luta contra o impacto econômico do surto de coronavírus.
"A China pode lentamente voltar ao trabalho, mas os fabricantes agora provavelmente enfrentarão uma queda internacional na demanda, com o coronavírus agora bem estabelecido fora das costas chinesas", acrescentou Halley.
No Japão, o sentimento do mercado foi atingido por dados do PIB que mostraram uma queda no crescimento econômico de 7,1% no quarto trimestre de 2019.
FONTE: BBC News