EUA impede que empresas e individuos chineses comprem semicondutores
O Departamento do Comércio dos EUA anunciou sexta-feira que vai impedir que empresas e indivíduos chineses comprem alguns semicondutores e materiais norte-americanos.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 2 years ago |
Vizualizações: 21 |
Categoria: Internacional
Aordem visa impedir que empresas ou indivíduos chineses tenham acesso a microchips ou componentes fabricados nos EUA, o que vai limitar a sua capacidade de produção das peças necessárias ao funcionamento de supercomputadores ou sistemas militares avançados.
A possibilidade de esta medida ser tomada tinha sido avançada durante a última semana por vários meios.
"O Partido Comunista Chinês dedicou uma grande quantidade de recursos a desenvolver capacidades de computação avançada e pretende ser líder na inteligência artificial até 2030", comentou a subsecretária para a Gestão de Exportações do Departamento, Thea Rozman, em comunicado.
O anúncio de restrições ocorre poucas semanas depois de o Congresso ter aprovado uma lei para estimular a produção de microchips nos EUA.
Na quinta-feira, a IBM anunciou que vai investir 20 mil milhões de dólares no Estado de Nova Iorque nos próximos 10 anos, projeto apoiado diretamente pelo presidente Joe Biden, que o apresentou como exemplo dos resultados produzidos pelo seu plano de fomento da produção de microprocessadores e outros produtos relevantes em território norte-americano.
Já hoje, Biden, em visita a uma fábrica da Volvo, voltou a realçar os investimentos "históricos" que estão a ser feitos nos EUA para produção de numerosos produtos.
Fonte: Noticias ao minuto - https://www.noticiasaominuto.com/economia/2088226/eua-impede-que-empresas-e-individuos-chineses-comprem-semicondutores