MISAU Lança Primeira Lista Pátrio de Diagnósticos Essenciais Para Substanciar o Entrada à Saúde
O Ministério da Saúde (MISAU) lançou, na manhã desta quarta-feira, 14 de Maio, em Maputo, a primeira edição da Lista Pátrio de Diagnósticos Essenciais (LNDE), um instrumento técnico fundamental que visa prometer o entrada universal a exames e testes laboratoriais nas unidades sanitárias de todo o País. O lançamento marca um passo decisivo no fortalecimento do Sistema Pátrio de Saúde (SNS), informou a Dependência de Informação de Moçambique (AIM).
Escrita Por: Administração |
Publicado: 8 hours ago |
Vizualizações: 144 |
Categoria: Economia
Segundo Sandra Loureiro, presidente da Percentagem para a Elaboração da Lista de Diagnósticos Essenciais (COELDE), esta iniciativa representa uma viragem estratégica na organização dos serviços de diagnóstico em Moçambique. “Acreditamos que levante lançamento fortalecerá a resposta do Sistema Pátrio de Saúde e apoiará as políticas públicas voltadas para a melhoria contínua do atendimento, assegurando que os recursos sejam aplicados de forma estratégica para prometer o entrada universal aos diagnósticos essenciais”, afirmou.
A LNDE resulta de um processo técnico colaborativo e tem uma vez que principais objectivos a selecção de testes de diagnóstico adaptados aos diferentes níveis do sistema de saúde, a orientação sobre compra, fornecimento, produção e distribuição destes testes, muito uma vez que a racionalização do seu uso em todo o território vernáculo.
A lista está estruturada em três partes distintas, consoante o nível de atenção em saúde: a primeira secção destina-se a ambientes comunitários e unidades de saúde sem laboratórios; a segunda, a unidades de saúde com laboratórios clínicos; e a terceira, a laboratórios de Saúde Pública e de Especialidade.
Acreditamos que levante lançamento fortalecerá a resposta do Sistema Pátrio de Saúde e apoiará as políticas públicas voltadas para a melhoria contínua do atendimento, assegurando que os recursos sejam aplicados de forma estratégica para prometer o entrada universal aos diagnósticos essenciais
Ao todo, a LNDE inclui 146 testes de diagnóstico. Desses, 68 são testes de Diagnóstico In Vitro (DIV) utilizados em cuidados gerais do paciente, 73 são testes DIV específicos de doenças destinados à detecção, diagnóstico e monitorização de patologias específicas, e cinco categorias de testes destinam-se à triagem de doações de sangue. A lista inclui ainda seis testes de DIV de uso universal, dez específicos para diagnóstico de doenças em ambientes comunitários e unidades sem laboratório, dezoito para vigilância em saúde pública e catorze testes de especialidade.
Durante a protocolo, o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Moçambique, Severin Xylander, saudou o lançamento da LNDE e destacou a influência do Formulário Pátrio de Medicamentos, também apresentado na ocasião. “Oriente dia representa não exclusivamente o lançamento de dois instrumentos técnicos relevantes, mas também um progresso concreto para fortalecer o entrada a cuidados de saúde de qualidade para a população moçambicana”, afirmou.
Xylander referiu ainda que o Formulário funciona uma vez que guia médico necessário para a receita e dispensa segura de medicamentos, promovendo o uso racional dos fármacos e contribuindo para um sistema de saúde mais eficiente e com melhor custo-benefício.