Banco de Moçambique ajusta a "Prime rate" e agentes económicos ainda consideram a taxa alta.

Na passada segunda-feira o Banco de Moçambique, ajustou a taxa de juros variável ou "Prime rate" de 18,40% para 17,90%, o que indica uma redução de 5 pontos, do ano passado para o presente ano.


Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 8150 | Categoria: Politica


De acordo com o jornal Carta de Moçambique "A Associação do Comercio, Industria e Serviço (ACIS), que faz parte da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), defende a redução da "Prime rate". Alega-se que esta redução poderá estimular a desaceleração da taxa de Juros da Politica Monetária em 6,25%, que saindo da faixa atual de 11,25% para 5,62%, sendo que acredita-se ainda por parte do setor privado que esta redução sugerida e' sustentável.

É de frisar que a "Prime rate" e' uma taxa bastante importante para o setor de crédito bancário, e assumindo a fase de pandemia pelo quão passamos, a redução desta taxa seria uma forma de facilitar o pagamento dos empréstimos no setor privado e público, e permitir melhoria no setor monetário nacional.

 


FONTE: Jorna Carta de Moçambique, edição de 06 de Maio de 2020, Disponível em<https://www.cartamz.com/index.php/politica/item/5070-agentes-economicos-consideram-alta-prime-rate-agora-fixada-em-17-90>

Partilhar
Comentarios
Publicidade