Vendas de veículos eléctricos no mundo vão chegar a 14 milhões este ano

A análise da Agência Internacional de Energia refere que as vendas de veículos eléctricos (VE) devem crescer mais 35% este ano, chegando a 14 milhões.


Escrita Por: Administração | Publicado: 1 year ago | Vizualizações: 38 | Categoria: Negócios


As vendas globais de carros elétricos devem atingir outro recorde este ano, expandindo a sua participação no mercado automóvel mundial para quase 1/5 e liderando uma grande transformação da indústria automóvel, com implicações para o sector de energia, especialmente o petróleo. A análise é feita pela nova edição do relatório anual Global Electric Vehicle Outlook da I Agência Internacional de Energia (AIE) que mostra que mais de 10 milhões de veículos elétricos foram vendidos em todo o mundo em 2022 e que as vendas devem crescer mais 35% este ano, chegando a 14 milhões. Esse crescimento explosivo significa que a participação dos veículos elétricos no mercado geral de automóveis aumentou de cerca de 4% em 2020 para 14% em 2022 e deve aumentar ainda mais para 18% este ano, com base nas últimas projeções da AIE. “Os veículos elétricos são uma das forças motrizes da nova economia global de energia que está emergindo rapidamente – e estão a provocar uma transformação histórica na indústria automóvel mundial”, assume o director executivo da iea, fatih birol. “As tendências que estamos a testemunhar têm implicações significativas na procura global de petróleo. O motor de combustão interna não tem rival há mais de um século, mas os veículos elétricos estão a mudar o status quo. Até 2030, eles evitarão a necessidade de pelo menos 5 milhões de barris por dia de petróleo. Os automóveis são apenas a primeira onda: autocarros e camiões eléctricos seguir-se-ão em breve”. A esmagadora maioria das vendas de viaturas eléctricas até ao momento está concentrada principalmente em três mercados – China, Europa e Estados Unidos. A China é a pioneira, com 60% das vendas globais de VE a acontecerem nesta nação em 2022. Hoje, mais de metade de todos os automóveis eléctricos em circulação no mundo estão na China. A Europa e os Estados Unidos, segundo e terceiro maiores mercados, registaram forte crescimento, com vendas aumentando 15% e 55%, respetivamente, em 2022. A IEA espera que os ambiciosos programas políticos nas principais economias, como o pacote Fit for 55 na União Europeia e a Lei de Redução da Inflação (“Inflation Reduction Act”) nos Estados Unidos, aumentem ainda mais a participação no mercado de VE nesta década e além. Até 2030, a quota média dos 100% elétricos nas vendas totais na China, na UE e nos Estados Unidos deve aumentar para cerca de 60%. Produção de baterias dominado ainda pela China As tendências encorajadoras também estão a produzir efeitos positivos na produção de baterias e nas cadeias de fornecimentos. O novo relatório destaca que os projectos anunciados de fabrico de baterias seriam mais do que suficientes para satisfazer a procura por veículos elétricos até 2030 no Cenário Net Zero Emissions by 2050 da IEA. No entanto, o fabrico permanece altamente concentrado, com a China a dominar o comércio de baterias e componentes – e aumentando a sua participação nas exportações globais de carros elétricos para mais de 35% no ano passado. Outras economias anunciaram políticas para fomentar indústrias domésticas que melhorarão a sua competitividade no mercado de EV nos próximos anos. O Net Zero Industry Act da UE visa que quase 90% da procura anual de baterias seja atendida pelos fabricantes domésticos de baterias. Mais de 26 milhões de veículos elétricos circularam em 2022, um aumento de 60% em relação a 2021 e mais de cinco vezes o verificado em 2018. Da mesma forma, a Lei de Redução da Inflação dos EUA enfatiza o fortalecimento das cadeias de fornecimentos domésticas para EV, baterias e minerais. Entre agosto de 2022, quando a Lei de Redução da Inflação foi aprovada, e março de 2023, os principais fabricantes de EV e baterias anunciaram investimentos totalizando pelo menos US$ 52 biliões em cadeias de fornecimentos de EV na América do Norte. Outros mercados em crescimento Apesar da concentração de vendas e fabrico de elétricos em apenas alguns grandes mercados, há sinais promissores noutras regiões, aponta o relatório da AIE. As vendas de veículos eléctricos mais do que triplicaram na Índia e na Indonésia no ano passado, embora partindo de uma base baixa, e mais que duplicaram na Tailândia. A penetração de veículos eléctricos nas vendas totais aumentou para 3% na Tailândia e para 1,5% na Índia e na Indonésia. É provável que uma combinação de políticas eficazes e investimento do sector privado aumente essas parcelas no futuro. Na Índia, o programa de incentivo do Governo de US$ 3,2 mil milhões, que atraiu investimentos no valor de US$ 8,3 mil milhões, deve aumentar substancialmente o fabrico de baterias e o lançamento de veículos elétricos nos próximos anos. Veículos de duas e três rodas Nas economias emergentes e em desenvolvimento, o sector mais dinâmico da mobilidade elétrica são os veículos de duas ou três rodas, que superam o dos automóveis. Por exemplo, mais da metade dos registos de veículos de três rodas da Índia em 2022 foram eléctricos, demonstrando a sua crescente popularidade. “Em muitas economias em desenvolvimento, os veículos de duas ou três rodas oferecem uma maneira acessível de obter acesso à mobilidade, o que significa que a sua eletrificação é importante para apoiar o desenvolvimento sustentável”, assinala a IEA. Fonte: https://www.oeconomico.com/vendas-de-veiculos-electricos-no-mundo-vao-chegar-a-14-milhoes-este-ano/
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