Uma tendência que tem sido bastante consistente nos últimos anos é a tendência das ações subirem no dia em que o Federal Reserve (Fed) anuncia notícias sobre as taxas de juros. Na verdade, pode ser previsivelmente um dos melhores dias para os investidores, entregando cerca de 80% do retorno total do mercado de ações, ou quase 0,5% nas 24 horas anteriores ao anúncio mensal do Fed com base em pesquisas históricas.
Escrita Por: Administração | Publicado: 3 years ago | Vizualizações: 27 | Categoria: Economia
Esse resultado não deve ser subestimado. É um retorno impressionante por apenas 24 horas. Se você pudesse ganhar isso a cada dia de negociação, seu portfólio aumentaria em cerca de 250% a cada ano. Embora, é claro, o Fed normalmente se reúna apenas oito vezes por ano para definir a política monetária de forma programada. Pesquisadores da Fuqua School of Business da Duke University e do National Bureau of Economic Research encontraram uma maneira interessante de desvendar essa importante tendência para os investidores.
The Fed Bump
O chamado Fed Bump, ou desvio de anúncio pré-FOMC, para dar seu termo técnico, é relativamente conhecido, o mercado de ações tende a subir 24 horas antes dos anúncios programados do Fed.
Este efeito foi particularmente forte depois de 1994, embora entre 1980-1993 o retorno ainda fosse positivo, embora cerca de metade desse valor. Claro, ao longo deste período, houve um afrouxamento longo e prolongado da política monetária, em termos gerais, por isso não está claro se esse efeito continuaria a se manter se as taxas entrassem em um período sustentado de aumento. O artigo principal sobre este tópico é de David Lucca e Emanuel Moench, publicado como New York Fed Staff Report. Embora alguns pesquisadores argumentem que o efeito pode ter diminuído mais recentemente.
Nova Pesquisa
Anne Cieslak e o estudante de doutorado Hao Pang oferecem uma estrutura nova e potencialmente poderosa para mergulhar neste e outros efeitos com base em seu artigo de novembro de 2020. Eles argumentam que, trabalhando a partir dos movimentos de preços de ativos de ambos os mercados de ações e títulos, bem como descompactando os movimentos dos preços dos títulos em diferentes pontos da curva de rendimento, eles podem interpretar o que realmente está movendo os mercados.
Por exemplo, é notável que nos dias de anúncio do Fed, as ações podem tender a se mover mais do que os títulos. Isso é, em certo sentido, surpreendente porque, é claro, o canal principal do Fed é o mercado de títulos para intervenção econômica. Usando sua estrutura, os pesquisadores sugerem que a queda dos prêmios de risco costuma fazer com que as ações subam com os anúncios do Fed.
Folhas de pagamento não agrícolas
No entanto, apesar da atenção dada ao Fed e da reação frequentemente historicamente positiva do mercado de ações, eles veem as folhas de pagamento não agrícolas como um ponto de dados chave para os mercados também, embora não necessariamente tão positivo para as ações. Ironicamente, dados ruins da folha de pagamento durante um período positivo podem ser positivos para as ações, pois podem levar os investidores a considerar um corte nas taxas, mais do que compensando as expectativas de crescimento negativo que já podem ser percebidas pelo mercado.
O colapso do Fed é um fenômeno interessante para os investidores. Embora aparentemente robusto ao longo do tempo, devemos considerar que, mesmo que tenha se mantido ao longo de décadas, essas décadas foram tipicamente de taxas geralmente decrescentes. Ainda assim, deve ser lembrado que os dias de anúncio do Fed podem continuar a ser um fator chave para o mercado de ações em 2021 e além.
Moçambique Recebe Apoio de 18,6 M€ Para Viabilizar Programa de Infra-Estruturas Sustentáveis
20 hours agoMoçambique Participa na Cimeira Extraordinária da SADC em Harare
20 hours agoManifestações Gerais: Ministério Público Exige Indemnização de 501 Mil Dólares Pelos Prejuízos
2 days ago