Moçambique e Emirados Árabes Unidos Querem Reforçar Cooperação Bilateral
oçambique e os Emirados Árabes Unidos vão assinar um conjunto de memorandos para reforçar a cooperação bilateral, no âmbito de uma visita de trabalho que Filipe Nyusi está a efectuar a Abu Dhabi.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 2 years ago |
Vizualizações: 28 |
Categoria: Negócios
A visita de quatro dias do presidente da República aos Emirados Árabes Unidos (EAU) começou no domingo, 23 de Outubro, e surgiu a convite do seu homólogo, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, declarou à comunicação social em Abu Dhabi Tiago Castigo, embaixador de Moçambique naquele país.
No âmbito da visita, segundo a fonte, as partes vão assinar, pelo menos, um acordo para cooperação económica e técnica, mas há outros dois memorandos de entendimento ainda em elaboração: um sobre a cooperação no domínio da defesa e o outro sobre combate ao terrorismo.
“Há também contactos para se estabelecer um acordo de supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço e queremos que este acordo também se alargue aos passaportes normais. É também nossa preocupação que haja uma ligação aérea directa entre os dois países, e o ministro dos Transportes e Comunicação, Mateus Magala, manterá encontros neste âmbito”, explicou o embaixador.
Dados recentes divulgados pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) apontavam os Emirados Árabes Unidos como o quinto entre os principais parceiros comerciais de Moçambique, tendo o volume de comércio entre os dois países atingido os 550 milhões de dólares em 2019.
Fonte: Diario economico - https://www.diarioeconomico.co.mz/2022/10/24/economia/investimento/mocambique-e-emirados-arabes-unidos-querem-reforcar-cooperacao-bilateral/