Rombos Financeiros tem sido recorrentes em Moçambique, e dessa vez, afetou a Instituição responsável pela Gestão dos Fundos Públicos
Escrita Por: Redação | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 12370 | Categoria: Sociedade
Rombos Financeiros tem sido recorrentes nos ulimos anos em Mocambique, diversas instituicoes governamentais tem sido alvo desses atos.
Mocambique instituiu o Centro de Desensolvimento de Sistemas de Informacao de Financas (CEDSIF), como sendo a Instituicao responsavel por tutelar as operacoes financeiras publicas de Mocambique.
O CEDSIF permite o controlo das operacoes Financeiras publicas, sendo que e' um orgao que permite detectar fraudes e rombos financeiros, mas nem por isso, deixa de tornar-se um alvo dos romboms. De acordo com o Jornal Carta de Mocambique "O CEDSIF tem sido alvo de fraudes, com intrusao nos seus sistemas informaticos de gestap financeira. Um dos mais recentes foi a Setembro de 2018 na quantia de 8 milhoes de meticas, o que culminou na detancao, julgamento e sentenca dos envolvidos".
Desta vez foi descoberto um rombo de mais de 100 milhoes de meticais, segundo o Jornal Carta de Mocambiquem o rombo ainda estava em curso durante a descoberta, e que ainda nao esta publico a informacao referente a essa informacao.
FONTE: Jornal Carta de Mocambique - https://cartamz.com/index.php/politica/item/4605-mais-um-rombo-financeiro-no-cedsif-100-milhoes-de-meticais