A Feira Internacional de Turismo (FIKANI) foi inaugurada ontem
A Feira Internacional de Turismo (FIKANI) foi inaugurada ontem, com a participação de mais de 6500 pessoas, nacionais e estrangeiras, no Centro Cultural Moçambique – China, na cidade de Maputo.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 3 months ago |
Vizualizações: 1500 |
Categoria: Turismo
A Feira Internacional de Turismo (FIKANI) foi inaugurada ontem, com a participação de mais de 6500 pessoas, nacionais e estrangeiras, no Centro Cultural Moçambique – China, na cidade de Maputo. O evento, que se estenderá até o dia 11, reuniu várias personalidades que refletiram sobre diversas questões ligadas ao setor do turismo, com foco na contribuição da indústria para o crescimento e desenvolvimento da economia.
Sob o lema “Turismo, Ferramenta de Desenvolvimento Económico e Transformação Social”, o objetivo foi refletir sobre a potencial influência do turismo na melhoria da qualidade de vida da sociedade, através da criação de mais empregos e formação profissional.
Este ano, pelo menos oito países, entre eles Portugal, Espanha, Nigéria, Ruanda, África do Sul, Angola e Namíbia, estiveram presentes na feira, conforme anunciado pelo vice-ministro da Cultura e Turismo, Fredson Bacar, durante o lançamento do evento.
Além de expor produtos turísticos e oportunidades de negócios, o Governo promoveu debates sobre turismo e criou mecanismos para oferecer serviços e pacotes promocionais de transporte aéreo, ferroviário e rodoviário, além de promover passeios e estágios profissionais no setor.
O evento ocorreu alguns anos após a pandemia da Covid-19, que dificultou os movimentos turísticos em todo o mundo e, em particular, em Moçambique, onde existem desafios relacionados ao terrorismo no norte do país.
Apesar da situação de Cabo Delgado, o setor do turismo mostrou uma tendência de crescimento. Somente este ano, foram investidos cerca de 7,3 mil milhões de dólares norte-americanos, o equivalente a mais de 40 por cento dos projetos registrados no país até 2023.
Em 2023, o turismo contribuiu para o Produto Interno Bruto (PIB) com 8,9 por cento, em comparação a 7,4 por cento em 2022. Essa tendência decorreu da melhoria do ambiente de negócios, desenvolvimento de infraestruturas de apoio, restauração faunística e formação de recursos humanos.
A grande novidade desta edição foi a exposição fotográfica que destacou os fatos marcantes do turismo em Moçambique nos últimos 10 anos, além de um pavilhão denominado “Cantinho Palmilhar Moçambique”, que ofereceu serviços e pacotes de empresas de transportes aéreos, ferroviários, fluviais e terrestres, conectando-os a produtos turísticos.
O FIKANI também contou com vários outros eventos, incluindo uma exposição de viaturas de turismo, arte, degustação da gastronomia nacional, exibição de filmes, um espetáculo musical e outras atividades.