Moçambique já Comercializou Cerca de dez Milhões de Toneladas de Produtos Agrícolas na Presente Campanha
Foram comercializados, até ao passado mês de Agosto, cerca de dez milhões de toneladas de produtos agrícolas diversos na presente campanha de comercialização agrícola 2022. Este número representa uma realização de 58% e um crescimento de 4% em relação à anterior campanha de comercialização.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 2 years ago |
Vizualizações: 26840 |
Categoria: Agricultura
Para esta campanha, está prevista a comercialização total de 17,3 milhões de toneladas de produtos agrícolas.
A informação foi avançada esta segunda-feira, 3 de Outubro, pelo director-geral do Instituto de Cereais de Moçambique (ICM), Mahomed Valá, durante uma conferência de imprensa, onde abordou o ponto de situação do processo de comercialização agrícola no País.
Valá revelou que, até ao momento, foram financiadas 312 operações agrícolas, num montante de cerca de 367 milhões de meticais que asseguram a comercialização de 120 mil toneladas, tendo beneficiado, directa e indirectamente, 180 mil famílias.
A fonte referiu ainda que, em parceria com os diversos intervenientes da comercialização agrícola, está assegurada uma quantidade de mais de 14 mil toneladas para garantir a segurança alimentar nacional.
“Foram financiadas 312 operações agrícolas, num montante de cerca de 367 milhões de meticais que asseguram a comercialização de 120 mil toneladas, tendo beneficiado, directa e indirectamente, 180 mil famílias”.
Mahomed Valá enfatizou que, apesar dos esforços que o Executivo tem empreendido para catapultar a cadeia de produção e comercialização agrícola, ainda persistem alguns desafios.
“Os constrangimentos passam por estabelecer uma plataforma para a disseminação de informação sobre o processo de comercialização, melhorar o acesso ao crédito ajustado com a actividade, aprimorar o armazenamento primário em silos nas zonas de produção e interessar o sector privado a participar na gestão e operacionalização de infra-estruturas de armazenamento”, citou Mahomed Valá.
Outra necessidade mencionada foi a capacitação de agricultores para a produção de milho com as especificações exigidas pelo sector da indústria e potenciais mercados dos países vizinhos com destaque para a República da África do Sul, Tanzânia, Maláui, Zimbabué, Ruanda, entre outros.
A presente campanha de comercialização agrícola foi lançada em Abril deste ano pelo Ministério da Indústria e Comércio e vigora sob o lema “Comercialização Agrícola Dinamizadora do Agro-negócio e Industrialização”.
Fonte: Diário econômico - https://www.diarioeconomico.co.mz/2022/10/05/negocios/agronegocios/mocambique-ja-comercializou-cerca-de-dez-milhoes-de-toneladas-de-produtos-agricolas-na-presente-campanha/