Papa Francisco Apela à Tranquilidade • nato.com
O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu nesta quarta-feira, 18 de Dezembro, uma mensagem do Papa Francisco, por ocasião do Dia Mundial da Tranquilidade, que se assinala a 1 de Janeiro próximo.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 1 week ago |
Vizualizações: 43454 |
Categoria: Economia
Na mensagem, o santo padre refere que no ano jubilar que se aproxima, o Dia Mundial da Tranquilidade será comemorado sob o lema “Perdoa-nos as nossas ofensas, concede-nos a tua silêncio”, defendendo que, com base no mesmo, “somos todos convocados a olhar com esperança para os múltiplos desafios que a humanidade enfrenta para a sua sobrevivência”.
“Para o fazer, é necessário incumbir na misericórdia de Deus, colocando nas suas mãos as nossas ofensas, descobrindo-nos porquê os seus filhos e, portanto, todos irmãos, unidos no caminho da silêncio. Os fiéis, em privado, são chamados a reflectir sobre o valor da esperança num mundo marcado por desafios e incertezas, e a fazer uma romagem interno em procura de renovação e encontro com Deus”, avançou.
Para assinalar o caminho da silêncio, o Papa recomenda aos líderes mundiais três acções: o perdão da dívida internacional, a derrogação da pena de morte e a geração de um fundo mundial que elimine definitivamente a rafa.
Francisco convidou todos a “desarmar os corações com gestos simples, porquê um sorriso, um gesto de amizade, um olhar fraterno, a escuta sincera e o serviço gratuito”, pois, no seu entender, “somos todos irmãos peregrinando no mesmo mundo”.
A mensagem chega numa profundidade em que Moçambique vive sucessivas paralisações e manifestações, um pouco por todo o País, e que degeneraram em confrontos com a polícia que já provocaram mais de uma centena de mortos.
Os protestos são convocados pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane que contesta a vitória de Daniel Chapo, candidato bravo pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder), com 70,67% dos votos, segundo os resultados anunciados em 24 de Outubro pela CNE e que ainda têm de ser validados pelo Parecer Constitucional.
Fonte: https://natxos.com/economia-e-financas/papa-francisco-apela-a-paz-diario-economico/