A economia do Reino Unido está à beira de uma recessão de duplo mergulho depois de encolher 2,6% em novembro em meio a casos de COVID-19.

A Inglaterra entrou em um segundo bloqueio de um mês em novembro, afetando a economia do Reino Unido


Escrita Por: Administração | Publicado: 3 years ago | Vizualizações: 31 | Categoria: Economia


  • A economia do Reino Unido encolheu 2,6% em novembro, quando a Inglaterra entrou em outro bloqueio.

  • A Grã-Bretanha está à beira de uma recessão de duplo mergulho e enfrenta um inverno rigoroso com o aumento dos casos de COVID.

  • No entanto, um lançamento rápido de vacinas pode ajudar a economia a se recuperar na primavera e no verão

A economia do Reino Unido encolheu 2,6% em novembro, à medida que um aumento nas infecções por coronavírus e novas restrições cobraram um preço alto, segundo dados oficiais, colocando o país no caminho de uma recessão de duplo mergulho.
A queda de novembro foi consideravelmente menor do que a contração de 5,7% que economistas previram em uma pesquisa da Reuters. Mas isso significa que a economia ficou 8,5% menor do que em fevereiro de 2020, tendo sido 6,1% menor em outubro, disse o Escritório Nacional de Estatísticas.
Desde novembro, o governo do Reino Unido apertou as medidas de bloqueio, o que significa que mais dor ainda está por vir para a economia.
Os ministros estão concentrados em lançar vacinas contra o coronavírus, no entanto, que eles esperam permitir que o crescimento comece a se recuperar na primavera.

A contração de 2,6% em novembro, quando a Inglaterra foi colocada em um bloqueio de um mês, seguiu uma expansão de apenas 0,6% em outubro.
O importante setor de serviços da Grã-Bretanha encolheu 3,4% em novembro, disse o ONS, mas o setor de produção contraiu apenas 0,1%.

Isso coloca o Reino Unido no caminho de uma recessão de duplo mergulho - com a economia pronta para entrar em um período sustentado de contração após retornar ao crescimento no terceiro trimestre de 2020.
Os casos de coronavírus dispararam nas últimas semanas, em parte graças a uma nova variante mais infecciosa. Mais de 370.000 pessoas testaram positivo nos últimos sete dias, enquanto mais de 7.500 pessoas morreram, um aumento de 50% em relação à semana anterior.

Comentando sobre os números econômicos, o chanceler Rishi Sunak disse: "É claro que as coisas ficarão mais difíceis antes de melhorarem e os números de hoje destacam a escala do desafio que enfrentamos.
"Mas há motivos para ter esperança. Nossa distribuição de vacinas está bem encaminhada e, por meio de nosso plano de empregos, estamos criando novas oportunidades para os mais necessitados", disse o ministro das finanças.
A economia do Reino Unido encolheu a um ritmo recorde de cerca de 20% no segundo trimestre do ano, antes de crescer cerca de 16% nos três meses seguintes.
Mas muitos economistas agora preveem que o Produto Interno Bruto encolheu no último trimestre de 2020, e muitos dizem que ele deve se contrair ainda mais nos primeiros três meses de 2021.
A libra caiu na sexta-feira de manhã, caindo 0,2% no dia em relação ao dólar, para negociação em torno de $ 1,3663, embora tenha subido de uma baixa da sessão de $ 1,3659.

O FTSE 100 caiu 0,42% na abertura enquanto os comerciantes digeriam os dados. Os rendimentos de ouro de 10 anos de referência do Reino Unido foram um pouco mais baixos, em torno de 0,287%.
Muitos analistas destacaram que a queda do PIB em novembro não foi tão ruim quanto o esperado. Alpesh Paleja, economista-chefe da Confederação da Indústria Britânica do Reino Unido, disse que o impacto das restrições mais flexíveis em novembro foi "significativamente menor do que a desaceleração observada na primavera".
"As medidas tomadas pelas empresas no início do ano para tornar suas operações à prova de COVID - combinadas com a natureza limitada das restrições e as escolas permanecendo abertas - significaram que mais empresas puderam continuar negociando com segurança."
No entanto, o Goldman Sachs previu na semana passada que o novo bloqueio nacional colocado no início deste mês faria com que a economia do Reino Unido encolhesse 1,5% no primeiro trimestre de 2021.

"Estimamos que a economia ficará cerca de 11% abaixo de seu nível pré-COVID no final do primeiro trimestre", disse o Goldman Sachs.
"A razão fundamental é que a atividade do Reino Unido depende mais dos gastos do consumidor sensíveis à cobiça do que qualquer outra grande economia avançada."
O Banco da Inglaterra aumentou seu programa de compra de títulos em £ 150 bilhões (US $ 205 bilhões) em novembro em uma tentativa de amenizar as condições da economia em meio a novos bloqueios.
Na terça-feira, o governador do BoE, Andrew Bailey, disse que a Grã-Bretanha estava enfrentando um "período muito difícil". No entanto, ele disse que "a hora mais escura é aquela antes do amanhecer".
Bailey disse na terça-feira que há "muitos problemas" com o corte das taxas de juros em território negativo a partir do nível recorde atual de 0,1%. Seus comentários ajudaram muito.

 

 

Partilhar
Comentarios
Publicidade