BM já financiou 422 milhões de dólares para projectos da Saúde
O Banco Mundial (BM) disponibilizou mais de 422 milhões de dólares em seis projectos de fortalecimento dos cuidados primários de saúde em Angola, desde 2005, anunciou, segunda-feira, em Luanda, um responsável da instituição no país, durante uma visita ao Centro Materno Infantil do Benfica.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 1 year ago |
Vizualizações: 707267 |
Categoria: Sociedade
O gestor do Portfólio de Projectos de Saúde do BM em Angola, Joaquim Saweka, esclareceu que, daquele valor, 330 milhões estão a ser aplicados em quatro projectos que visam ajudar a fortalecer o sistema de saúde em todo o país. O BM, disse, financia projectos ligados à Saúde em 34 municípios de dez das 18 províncias do país.
Joaquim Saweka destacou o facto de o Executivo estar a trabalhar na melhoria da qualidade dos serviços que são prestados na Saúde, na capacitação dos recursos humanos, abastecimento em termos de medicamentos essenciais e equipamentos básicos, acrescentando que é com base nessas premissas que o BM também está a prestar o seu apoio.
A visita ao Centro Materno Infantil do Benfica, disse, enquadra-se na constatação da implementação dos Planos Operacionais Anuais (POA), dirigidas à melhoria do acesso e qualidade dos serviços de saúde materno infantil a nível das unidades sanitárias do primeiro nível.
"É preciso a atenção e as actividades a nível comunitário, através de Brigadas Móveis e Equipas Avançadas, com enfase nos Serviços de Apoio de Amigos e Jovens (SSRAAJ)”, defendeu Joaquim Saweka, sublinhando que o Centro Materno Infantil do Benfica é um dos estabelecimentos hospitalares que conta com o financiamento do BM.
Igualdade de género
A directora global para as Questões de Igualdade e de Género do Banco Mundial, Hana Brixi, disse que as experiências demonstram que os países se desenvolvem muito mais rapidamente e atingem o desenvolvimento quando promovem e criam oportunidades de género iguais para homens, bem como para as mulheres.
"Uma das nuances representam as questões da Saúde e da saúde sexual nas províncias em que estamos a trabalhar. Outra tem que ver com as questões relacionadas com acesso ao financiamento, bem como as oportunidades que podemos dar tanto para o sexo masculino, como para o feminino”, sublinhou.
Hana Brixi defendeu que haja mais oportunidades para as mulheres, para que possam explorar as suas potencialidades económicas e se promova o capital humano e o bem-estar.
A directora do Centro Materno Infantil de Saúde do Benfica, Fátima Ferraz, afirmou que a instituição aprecia os trabalhos relacionados às questões de género e à prevenção da gravidez na adolescência.
Segundo a responsável, o centro também trata de questões de desnutrição. "Há dois anos, tínhamos que transferir os doentes com desnutrição severa para outras unidades, mas, felizmente, de lá para cá, já fazemos a abordagem de todas as crianças com indícios de subnutrição”, afirmou.
Em média, revelou, são atendidos, diariamente, 80 doentes com subnutrição e são feitos cinco a 15 partos tóxicos por dia, já que o centro não possui bloco operatório.
Com quatro médicos e 120 enfermeiros, o Centro Materno atende entre 700 e 900 pacientes por dia. A doença mais frequente é a malária.
Fonte: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/bm-ja-financiou-422-milhoes-de-dolares-para-projectos-da-saude/