BdM: “Reclamações Aumentaram 38,5% Culminando na Devolução de 12,5 M$ Aos Consumidores”
O Banco de Moçambique (BdM) informou que as reclamações apresentadas pelos clientes do sistema bancário cresceram 38,5% em 2023, situando-se nas 1120, o que culminou com a devolução aos consumidores de um total de 808 milhões de meticais (12,5 milhões de dólares).
Escrita Por: Administração |
Publicado: 4 weeks ago |
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Categoria: Economia
No seu recente relatório anual de 2023, o banco central referiu que das reclamações recebidas e das inspecções realizadas “foram detectadas diversas irregularidades”, sobretudo “na cobrança de comissões e encargos de produtos e serviços financeiros”.
“Para além da emissão de determinações específicas e recomendações para garantir o cumprimento de normas e deveres de conduta pelas Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (ICSF), foram recuperados e devolvidos aos consumidores financeiros cerca de 808 milhões de meticais”, detalhou.
Segundo a instituição, do montante, 62,6% (o equivalente a 506 milhões de meticais) resultaram de cobranças indevidas aos agentes económicos contratantes de POS, e 33% (no valor de 264 milhões de meticais) são provenientes da cobrança indevida de comissões e encargos na contratação e administração do crédito bancário.
“Adicionalmente, foram constatadas violações diversas ligadas à implementação de normas e ao incumprimento de prazos por parte das ICSF. Em resultado, o Banco de Moçambique instaurou 13 processos de contravenção, dos quais quatro foram concluídos, com aplicação das respectivas multas”, explicou.
No documento, a entidade frisou que as reclamações registadas no ano passado são consideradas as mais altas de sempre, em comparação com as 809 de 2022 e 704 de 2021.
“Este crescimento pode estar associado ao facto de existir uma maior consciência financeira no seio dos consumidores dos produtos e serviços financeiros sobre os seus direitos e obrigações, decorrente, em grande medida, das campanhas de educação financeira que o Banco de Moçambique tem vindo a realizar”, conclui o relatório.
Até final de 2023, Moçambique tinha um total de 15 bancos, 14 microbancos, quatro cooperativas de crédito, 13 organizações de poupança e empréstimo e 2304 operadores de microcrédito, entre outras tipologias.
Fonte: https://natxos.com/bdm-reclamacoes-aumentaram-385-culminando-na-devolucao-de-125-m-aos-consumidores/