ESTÁ praticamente garantida a disponibilidade de produtos alimentares, pelo menos até a próxima colheita, na província de Inhambane, resultado do bom desempenho na safra agrária prestes a findar.
Escrita Por: Administração | Publicado: 3 years ago | Vizualizações: 20 | Categoria: Sociedade
Esta informação foi prestada na última sexta-feira pela secretária do Estado na província de Inhambane, Ludimila Maguni, no lançamento do programa Sustenta, neste ponto do país, num acto testemunhado pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia.
A secretária do Estado disse que a província colheu, na primeira época da safra agrária prestes a findar, cerca de dois milhões de toneladas de produtos diversos, quantidade que permite afirmar que a disponibilidade de alimentos está garantida, pelo menos até ao início da campanha agrária 2021/2022.
Manifestou satisfação pelo início de actividades do programa Sustenta na província, afirmando que a contratação de 151 novos extensionistas para reforçarem os 196 que já vinham trabalhando na assistência aos produtores vai dinamizar os rendimentos agrícolas na província
“Através do Sustenta embarcamos para um processo de transformação de uma agricultura predominantemente de subsistência, para uma orientada para o mercado, através do aumento do rendimento por hectare nas culturas e melhoramento do maneio na criação de gado”, indicou Maguni.
“Aos extensionistas desejamos bom trabalho com as comunidades e que cada um assuma a responsabilidade nas tarefas incumbidas, pois a produção depende do vosso apoio”, disse Maguni.
Para a implementação do programa Sustenta, o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, procedeu à entrega de 17 tractores, quatro camionetas, 152 motorizadas. Foram ainda seleccionados nesta época, 29 pequenos produtores que já demonstraram capacidade de trabalhar e de gestão de equipamentos agrários. O investimento do Sustenta na sua primeira época em Inhambane está avaliado em cerca de 286 milhões de meticais.