Chido Faz Mais de 70 Mortos e 600 Feridos no País • Quotidiano Parcimonioso
Pelo menos 70 pessoas morreram e outras 600 ficaram feridas nas províncias de Cabo Franzino, Nampula e Niassa, durante a passagem do tufão tropical Chido, de entendimento com dados actualizados na quarta-feira, 18 de Dezembro, pelas autoridades.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 2 hours ago |
Vizualizações: 1 |
Categoria: Economia
“Confirma-se a subida dos números que anunciámos ontem (terça-feira). Os trabalhos decorrem no terreno e estamos a falar de mais de 70 óbitos, quase 600 feridos e muitas casas destruídas”, disse Bonifácio António, técnico do Instituto Pátrio de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), em declarações à notícia social.
Os dados preliminares divulgados pelo técnico, citados pela Lusa, indicam que o Núcleo Pátrio Operativo de Emergência (CNOE) registou pelo menos 50 mortos só no província de Mecufi, na província de Cabo Franzino, no Setentrião do País.
“Muitas unidades sanitárias e infra-estruturas de serviços públicos foram destruídas, incluindo algumas escolas. O número de mortos pode vir a subir nas próximas horas porque, à medida que as equipas fazem buscas, vão surgindo novos registos”, apontou Bonifácio António.
Segundo o relatório preparatório das autoridades, com dados de até às 18h00 de terça-feira (17), foram afectadas 35 689 famílias, correspondendo a 181 554 pessoas.
A passagem do tufão Chido causou ainda a devastação totalidade ou parcial de 36 207 casas, afectando também 48 unidades hospitalares, 13 casas de doutrinado, 186 postes de força, 9 sistemas de chuva e 171 embarcações. O INGD indica ainda que 149 escolas, 15 429 alunos e 224 professores foram afectados pelo mau tempo.
De entendimento com um relatório INGD, o tufão tropical, que se formou no dia 5 de Dezembro no sudoeste do oceano Sinal, entrou pelo província de Mecúfi, na província de Cabo Franzino, no Setentrião do País, “com ventos que rondaram os 260 quilómetros por hora” e chuvas fortes.
O tufão tropical intenso Chido, de graduação 3 (1 a 5), atingiu a zona costeira do Setentrião de Moçambique na noite de sábado para domingo (14 para 15), segundo o Núcleo Pátrio Operativo de Emergência (CNOE), mas enfraqueceu para tempestade tropical severa, apesar de ter continuado a fustigar as províncias a setentrião, com “chuvas muito fortes supra de 250 milímetros em 24 horas, acompanhada de trovoadas e ventos com rajadas muito fortes.”
Fonte https://natxos.com/economia-e-financas/chido-faz-mais-de-70-mortos-e-600-feridos-no-pais-diario-economico/