O Wi-Fi 6E adiciona suporte para espectro sem fio de 6 GHz, para velocidades sem fio mais rápidas e latências mais baixas do que as gerações anteriores, mas você precisará de um novo roteador e dispositivos compatíveis com Wi-Fi 6E para aproveitar essas novas ondas de rádio. Você deve atualizar agora?
Escrita Por: Administração | Publicado: 3 years ago | Vizualizações: 24 | Categoria: Tecnologias
Se você está procurando um novo roteador ou qualquer dispositivo que use Wi-Fi, deve primeiro entender o novo padrão Wi-Fi 6E e o que ele significa para o futuro das redes sem fio em casa e em escritórios nos Estados Unidos.
A Wi-Fi Alliance, um grupo de fornecedores de plataforma Wi-Fi que trabalha com a FCC e fabricantes de eletrônicos para definir padrões para a tecnologia Wi-Fi, anunciou a designação Wi-Fi 6E em 2020 para qualquer IEEE 802.11ax (Wi-Fi 6 ) produtos que suportam espectro sem fio de 6 GHz. Essencialmente, isso significa que o Wi-Fi 6E permite velocidades mais rápidas e latências mais baixas do que o Wi-Fi 6 e iterações anteriores.
Wi-Fi 6 x Wi-Fi 6E
Quando o padrão IEEE 802.11ax (Wi-Fi 6) foi anunciado pela primeira vez, ele foi limitado por lei a um espectro sem fio que cobria apenas as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. Agora, em uma banda de 2,4 GHz, você realmente tem apenas três canais não sobrepostos - e essa largura de banda é compartilhada por você, seus familiares e seus vizinhos.
Se você já teve problemas para se manter conectado a uma chamada Zoom ou teve o último episódio de The Mandalorian pause para buffering, o congestionamento do espectro foi provavelmente a causa. Se muitos dispositivos competirem por largura de banda no mesmo canal sem fio, alguns desses sinais serão perdidos.
Não se trata apenas de quantos membros da família estão conectados à rede Wi-Fi de sua casa. Qualquer outra rede Wi-Fi ao alcance (como a que está transmitindo do roteador sem fio do seu vizinho) está competindo por largura de banda no mesmo número limitado de canais.
em abril de 2020, a Federal Communications Commission votou por unanimidade para abrir a banda de 6 GHz para uso não licenciado. Com essa mudança de política, significativamente mais ondas de rádio estão abertas que os roteadores podem usar para transmitir sinais Wi-Fi - e isso é um grande negócio
A abertura da banda de 6 GHz é a maior adição de espectro ao Wi-Fi desde 1989. O salto de 5 GHz para 6 GHz pode não parecer muito, mas essencialmente quadruplica a quantidade de ondas (14 canais adicionais de 80 MHz e sete canais adicionais de 160 MHz) disponível para roteadores e dispositivos inteligentes. Isso significa menos interferência de sinal.
Resumindo: dispositivos pioneiros usando Wi-Fi 6 (como o primeiro lote de roteadores Wi-Fi 6) são limitados ao espectro de 2,4 GHz e 5 GHz, enquanto os dispositivos compatíveis com Wi-Fi 6E terão acesso a todos aqueles suculentos Ondas de 6 GHz.Quais são os benefícios do Wi-Fi 6E?
Qual é a razão mais simples para você querer o Wi-Fi 6E? A banda de 6 GHz permite velocidades de internet superiores a 1 Gbps. Não apenas isso, mas o espectro aumentado significa menor latência (menos de um milissegundo) para jogos online, chamadas de vídeo ou sessões de computação virtual nas quais você precisa de uma resposta instantânea aos comandos do teclado, vozes ou cliques do mouse.
Veja como testamos roteadores sem fio
Mesmo com conectividade mais rápida, você provavelmente só notará as vantagens do Wi-Fi 6E no que diz respeito à capacidade da rede doméstica - ou seja, na forma de menos congestionamento de espectro. A cobertura de gigabit para toda a casa e a capacidade Wi-Fi de multi-gigabit significam que os proprietários normais podem finalmente ter o tipo de experiência de computação de última geração que só vimos em locais como demonstrações de fornecedores ou feiras comerciais. Imagine jogos de realidade virtual em qualquer lugar da sua casa, ou participando de apresentações de negócios de realidade aumentada, tudo sem qualquer queda de largura de banda devido a outros membros da família transmitindo Netflix ou vizinhos assistindo ao YouTube.
Qual é o truque?
Geralmente, há um "pegadinha" oculto em qualquer nova tecnologia que parece boa demais para ser verdade. Se o Wi-Fi 6E tem um calcanhar de Aquiles, é que o espectro sem fio de 6 GHz usa comprimentos de onda mais curtos. Comprimentos de onda curtos são ótimos para transferências de dados rápidas, mas têm mais dificuldade em viajar longas distâncias e sofrem maior interferência de obstruções físicas, como paredes ou pisos densos de um edifício.
Qualquer rede Wi-Fi 6E do mundo real provavelmente usará as bandas de 6 GHz e 5 GHz para fornecer conexões rápidas e confiáveis em uma casa ou prédio de escritórios. Também é inteiramente possível que as futuras redes Wi-Fi 6E usem uma combinação de um roteador Wi-Fi 6E principal e um ou mais repetidores Wi-Fi 6E para criar uma rede mesh sem fio que oferece o desempenho prometido de Wi-Fi 6E mesmo em grandes casas ou edifícios de escritórios com múltiplas obstruções.
Outro problema potencial para o Wi-Fi 6E: o espectro de 6 GHz nos EUA ainda tem alguns usuários licenciados existentes, e as redes Wi-Fi 6E terão que tomar medidas para evitar interferência em ambientes externos. Isso não será um problema dentro de sua casa ou escritório, mas se você quiser ficar conectado à sua rede Wi-Fi enquanto estiver no quintal, um roteador Wi-Fi 6E usará o controle de frequência automatizado para evitar interferência com outros Usuários da banda de 6 GHz.
Em outras palavras, o desempenho do seu Wi-Fi provavelmente diminuirá para as bandas de 2,4 GHz ou 5 GHz quando você estiver fora.
Como obter Wi-Fi 6E
Agora que você sabe que o Wi-Fi 6E é uma tecnologia indispensável para o futuro, vamos falar sobre como você pode colocar suas mãos nele agora. Países como Estados Unidos, Brasil e Coréia já abriram a banda de 6 GHz, mas muitos outros países demoraram a abrir seu espectro sem fio para uso comercial. Como resultado, a maioria dos dispositivos Wi-Fi 6E que você verá hoje até o final do ano será hardware comercializado para clientes nos Estados Unidos.
Os dispositivos Wi-Fi 6E serão compatíveis com as versões anteriores de Wi-Fi 6 e padrões Wi-Fi anteriores, mas para usar os novos canais de 6 GHz, você precisará de um roteador Wi-Fi 6E e um dispositivo cliente Wi-Fi 6E ( ou seja, computadores, telefones, dispositivos domésticos inteligentes e outros dispositivos que suportam Wi-Fi 6E). Isso significa que mesmo se você tiver um roteador Wi-Fi 6 relativamente novo, ainda precisará atualizar para um modelo Wi-Fi 6E.
Roteadores como o Netgear Nighthawk RAXE500 prometem ser uma boa base para uma rede Wi-Fi 6E doméstica, mas você não será capaz de usar essa velocidade de ponta sem a próxima geração de dispositivos que suportam Wi-Fi 6E. Há rumores de que a linha do iPhone 13 da Apple suporta o padrão, mas teremos que esperar para ver. Qualquer novo telefone que use o FastConnect 6700 e o FastConnect 6900 da Qualcomm também poderá usar a banda de 6 GHz.
Você deve atualizar para Wi-Fi 6E?
A resposta fácil a essa pergunta para a maioria das pessoas agora é não. Os roteadores Wi-Fi 6E estão apenas começando a chegar ao mercado e, como ocorre com a maioria das novas tecnologias, cobram uma alta taxa de adoção inicial. No próximo ano, os preços provavelmente cairão consideravelmente e haverá muito mais dispositivos compatíveis com Wi-Fi 6E que você pode conectar ao seu roteador.
Além disso, o Wi-Fi 6E não o ajudará muito ao ar livre, então se você deseja expandir seus recursos de trabalho em casa para seu quintal, provavelmente será melhor servido por uma rede mesh do que por Roteador Fi 6E.
Dito isso, se você está no mercado para um novo roteador, quer algo à prova de futuro e não se importa em pagar um prêmio, considere um modelo Wi-Fi 6E. Todos os outros podem esperar pelo menos até o próximo ano antes de pensar em fazer um upgrade.
Elon Musk Lança Cavalo-Robô Solar: Inovação Revoluciona Tecnologia Sustentável
1 week agoUSAID Oferece Equipamento Informático à PGR
5 months agoHá crise de financiamento em Moçambique – defendem economistas
1 year agoChina quer limitar uso de dispositivos móveis por menores a até 2 horas
1 year ago