De acordo com o jornal Carta de Moçambique a economista da IHS Markit que segue Moçambique disse hoje à Lusa que melhorou as previsões económicas para o país no ano passado, prevendo um crescimento de 0,2% e não uma recessão de 2%.
Escrita Por: Administração | Publicado: 3 years ago | Vizualizações: 32 | Categoria: Economia
"O PIB de Moçambique deverá ter crescido uns modestos 0,2% durante 2020, o que compara com a nossa estimativa anterior de uma contração de 2%", disse Thea Fourie em declarações à Lusa, nas quais explicou que a revisão prende-se com a evolução da atividade económica durante a primeira metade do ano.
"O crescimento económico excedeu as expectativas iniciais e caiu 0,8% durante a primeira metade do ano, melhor do que a previsão de queda de 2,2% de janeiro a junho", disse a analista, apontando que foi a agricultura que 'salvou' o país da recessão.
"As medidas de isolamento tomadas devido à covid-19 no final de março e as perturbações nas cadeias de abastecimento deixaram muitos setores sob pressão durante o segundo trimestre, mas a produção agrícola, que representa quase 30% do PIB e é dominada por agricultura de subsistência, permaneceu resiliente e cresceu 3% durante os primeiros seis meses de 2020", disse a analista.
Para além disso, acrescentou, a economia moçambicana deverá ter uns setores a crescer mais e outros a permanecerem em dificuldades: "Apesar de o crescimento geral no terceiro trimestre ter ficado aquém do potencial, a atividade nalguns setores da economia pode começar a recuperar, enquanto outros, como a agricultura, vão continuar resilientes", afirmou.
FONTE: Jornal Carta de Moçambique edição de 05 de Janeiro de 2020, Disponível em <https://cartamz.com/index.php/economia-e-negocios/item/6922-mocambique-evitou-queda-do-pib-prevista-e-cresceu-0-2-em-2020-consultora-ihs-marki>
Moçambique Recebe Apoio de 18,6 M€ Para Viabilizar Programa de Infra-Estruturas Sustentáveis
18 hours agoMoçambique Participa na Cimeira Extraordinária da SADC em Harare
18 hours agoManifestações Gerais: Ministério Público Exige Indemnização de 501 Mil Dólares Pelos Prejuízos
2 days ago