Arranque Operacional da Central Térmica de Temane Adiado Para Fevereiro de 2026
O comissionamento e o início das actividades no projecto da Central Térmica de Temane (CTT), inicialmente previstos para o ano passado, foram reagendados para o período entre o segundo e o terceiro trimestre de 2025, com o início da operação marcado para o dia 2 de Fevereiro de 2026, informou a Agência de Informação de Moçambique (AIM).
Escrita Por: Administração |
Publicado: 1 week ago |
Vizualizações: 44874 |
Categoria: Economia
A decisão foi anunciada esta sexta-feira (10) pelo gestor do projecto, Eucides Dgedge, que explicou que a medida foi tomada devido aos danos causados pela tempestade tropical moderada “Filipo”, que afectou o distrito de Inhassoro, na província de Inhambane, em Março de 2024. A tempestade danificou a obra, especialmente o cais temporário, a área de desembarque, a barcaça e o rebocador utilizados para transportar os equipamentos.
Além de destruir parte da infra-estrutura essencial para o transporte dos equipamentos, o fenómeno natural também danificou, de forma irreparável, a caldeira 12 e devastou cerca de 50% do cais temporário. Devido aos danos, a barcaça e o rebocador ficaram encalhados a 20 quilómetros do cais, impossibilitando o transporte das caldeiras restantes.
As fortes chuvas que afectaram a região também causaram inundações, agravando os atrasos na obra e, consequentemente, o reagendamento do arranque das actividades.a d v e r t i s e m e n t
O reajuste nas datas de comissionamento e início das operações impactarão directamente outros projectos relacionados com a CTT. A linha de transmissão de energia, com mais de 500 quilómetros de extensão (Temane Transmission Project – TTP), e o Acordo de Partilha de Produção (PSA) terão seus cronogramas alterados, comprometendo o planeamento e funcionamento geral da central.
Fonte: https://noticias.natxos.com/economia-e-financas/arranque-operacional-da-central-termica-de-temane-adiado-para-fevereiro-de-2026-diario-economico/