Eleições Gerais: CNE Anuncia Hoje Resultados
AComissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique irá anunciar nesta quinta-feira, 24 de Outubro, os resultados das eleições gerais de 9 de Outubro, que têm de ser validados e proclamados pelo Conselho Constitucional. O evento vai decorrer ao mesmo tempo que decorrem as manifestações e greves convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 3 weeks ago |
Vizualizações: 204 |
Categoria: Economia
“O anúncio dos resultados eleitorais da votação, que incluíram as sétimas presidenciais, em simultâneo com legislativas e para assembleias e governadores provinciais, será feito a partir das 14h30, no Centro Internacional de Congressos Joaquim Chissano, em Maputo”, avançou Paulo Cuinica, porta-voz da CNE.
Concorrem nesta eleição à Presidência da República Lutero Simango, apoiado pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM, terceira força parlamentar), Daniel Chapo, com o apoio da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder desde 1975), Venâncio Mondlane, apoiado pelo partido extraparlamentar Podemos, e Ossufo Momade, com o apoio da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo, maior partido da oposição).
Outras Notícias Para Ler
Marrocos Investe na Produção de Hidrogénio Verde
Namíbia: Terminal de Hidrogénio Verde Deverá Estar Concluído Até 2028
24 DE OUTUBRO, 2024
África: BAD Destaca Importância da Divulgação ESG Para Atrair Financiamento Sustentável
24 DE OUTUBRO, 2024
Angola: Fundo de Garantia de Crédito e Caixa Alargam o Acesso Das Empresas ao Financiamento
Angola Recebe 17.ª Cimeira de Negócios Estados Unidos-África em Junho
24 DE OUTUBRO, 2024
Absa Bank e ISUTC Assinam Memorando de Entendimento Para Promover a Inclusão de Mulheres no Sector Tecnológico
Absa Bank e ISUTC Assinam Memorando de Entendimento Para Promover a Inclusão de Mulheres no Sector Tecnológico
24 DE OUTUBRO, 2024
A publicação dos resultados da eleição presidencial pela Comissão Nacional de Eleições, caso não haja segunda volta, demora até 15 dias, antes de seguirem para validação do Conselho Constitucional, que não tem prazos para proclamar os resultados oficiais após analisar eventuais recursos.
A votação incluiu legislativas (250 deputados) e para assembleias provinciais e respectivos governadores de província, neste caso com 794 mandatos a distribuir. A CNE aprovou listas de 35 partidos políticos candidatos à Assembleia da República e 14 partidos políticos e grupos de cidadãos eleitores às assembleias provinciais.
As comissões distritais e provinciais de eleições já concluíram o apuramento da votação que, segundo os anúncios públicos, dão vantagem à Frelimo e Daniel Chapo, com mais de 60% dos votos, embora Venâncio Mondlane conteste esses resultados, alegando que os dados das actas e editais originais da votação mostram o contrário.
Neste sentido, Venâncio Mondlane convocou dois dias de paralisação e manifestação “pacífica” nacional em Moçambique a partir desta quinta-feira. “Vamos sacrificar dois dias das nossas vidas para que todos nós nos manifestemos. E não precisamos de informar a polícia, o município”.
“O País nestes dois dias deve ficar parado. A CNE prepara-se para anunciar resultados profundamente falsos e já demonstrámos isso a partir do nosso centro de contagem paralela e dos editais que partilhámos com o nosso próprio povo. E a consciência do povo também mostra que não votou na Frelimo e que não votou no candidato da Frelimo”, justificou.
“São manifestações pacíficas, não para destruir bens públicos. Não são para destruir instituições públicas, não são para destruir os bens de que nós vamos precisar”, advertiu.