Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.
Escrita Por: Administração | Publicado: 3 years ago | Vizualizações: 23 | Categoria: Tecnologias
Esta semana ficou marcada pelo alívio no número de novos casos da Covid-19 em Portugal, numa altura em que o Governo considera que ainda não é momento para baixar a guarda. As medidas de restrição foram mantidas e há a indicação de que o confinamento se vai manter até ao final de março.
Além disso, esta semana ficou também marcada pela divulgação de vários indicadores e projeções económicas.
Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os principais momentos desta semana que são transversais a vários setores.
A Comissão Europeia estima agora um crescimento do produto interno bruto (PIB) português de 4,1% este ano e de 4,3% para 2022, numa altura em que a pandemia da Covid-19 continua bem presente e a atrasar o ritmo de recuperação económica na União Europeia, de acordo com as previsões económicas atualizadas na quinta-feira.
A taxa de desemprego ficou nos 6,8% em 2020, abaixo de todas as previsões, de acordo com os dados divulgados na quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A população empregada foi estimada em 4 814,1 mil pessoas e diminuiu 2,0% (99,0 mil) em relação ao ano transato. Já a população desempregada, 350,9 mil pessoas, aumentou 3,4% (11,4 mil) em relação àquele período.
A Assembleia da República debateu e aprovou o 11.º diploma do Estado de Emergência que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, submeteu, ao início da noite de quarta-feira, aos deputados. Sem surpresas, o documento foi aprovado com os votos favoráveis de PS, PSD, PAN, CDS-PP e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues.
No conjunto do ano de 2020 as exportações e as importações de bens diminuíram 10,2% e 15,2%, respetivamente (+3,5% e +6,0% em 2019, pela mesma ordem), tendo o défice da balança comercial de bens diminuído 6.024 milhões de euros para 14.051 milhões de euros, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística INE.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) criou uma nova aplicação oficial e-fatura através da qual os contribuintes podem proceder ao registo imediato de faturas através da leitura de código QR ou consultar as deduções acumuladas. A app já está disponível para download nas lojas de aplicações para Android e iOS.
Elon Musk Lança Cavalo-Robô Solar: Inovação Revoluciona Tecnologia Sustentável
1 week agoUSAID Oferece Equipamento Informático à PGR
5 months agoHá crise de financiamento em Moçambique – defendem economistas
1 year agoChina quer limitar uso de dispositivos móveis por menores a até 2 horas
1 year ago