Facebook declara guerra à Apple

O CEO do Facebook (NASDAQ: FB), Mark Zuckerberg, não mediu suas palavras sobre a recente teleconferência de resultados da empresa.


Escrita Por: Administração | Publicado: 3 years ago | Vizualizações: 27 | Categoria: Tecnologias


"Quero destacar que vemos cada vez mais a Apple (NASDAQ: AAPL) como um de nossos maiores concorrentes", disse o chefe do Facebook.

É raro que os executivos da empresa falem em termos tão diretos sobre os rivais, especialmente em chamadas de lucros, já que a administração geralmente procura minimizar a concorrência em potencial e geralmente não menciona os concorrentes pelo nome.

Esta não é a primeira vez que a Apple e o Facebook se trocam. Referindo-se ao uso de ferramentas de rastreamento do Facebook, o CEO da Apple, Tim Cook, chamou essas empresas de "totalmente fora de controle" em 2018 e respondeu ao recente apelo de Zuckerberg dizendo: "A tecnologia não precisa de grandes quantidades de dados pessoais" para ter sucesso, outra referência ao Facebook.

As duas empresas há muito discutem sobre questões de privacidade, mas as apostas estão prestes a ficar muito mais altas, com bilhões de dólares sendo disputados nesta batalha.

Incerteza pela frente para o Facebook
O Facebook destruiu as estimativas dos analistas em seu relatório do quarto trimestre, mas o preço das ações ainda caiu no relatório, já que a administração alertou sobre "uma incerteza significativa à frente", principalmente por causa de ventos contrários relacionados ao lançamento do iOS 14 da Apple, seu novo software operacional móvel.

O iOS 14 inclui uma série de alterações projetadas para aumentar a privacidade do usuário e o controle sobre seus dados. Aplicativos como o Facebook agora terão que pedir permissão aos usuários para rastreá-los ou usar o identificador de publicidade do dispositivo, que permite o tipo de segmentação de anúncio que é uma parte central do produto de publicidade do Facebook.

Para o Facebook, essa mudança está introduzindo um nível incomum de incerteza em seus negócios. E alertou seus milhões de anunciantes repetidamente sobre as interrupções que o iOS 14 provavelmente causará. Na teleconferência, Zuckerberg colocou a culpa na Apple:

A Apple tem todos os incentivos para usar sua posição dominante na plataforma para interferir na forma como nossos aplicativos e outros aplicativos funcionam, o que eles fazem regularmente para preferir os seus próprios. Isso impacta o crescimento de milhões de empresas em todo o mundo, inclusive com as próximas mudanças do iOS 14, muitas pequenas empresas não serão mais capazes de alcançar seus clientes com anúncios direcionados. A Apple pode dizer que está fazendo isso para ajudar as pessoas, mas os movimentos rastreiam claramente seus interesses competitivos.

Em relação à remoção das ferramentas de segmentação de anúncios, a diretora de operações Sheryl Sandberg acrescentou: "As pequenas empresas estão realmente preocupadas porque estão preocupadas em não conseguirem comprar publicidade eficaz. ver um corte de 60 por cento nas vendas do site. "

As pequenas empresas constituem a maior parte dos 10 milhões de anunciantes do Facebook, gerando a grande maioria da receita da empresa, e essas empresas estão claramente preocupadas com as mudanças.

Em uma entrevista na semana passada, Dee Deng, CEO da Right Hook Digital, uma agência de publicidade digital na Austrália, comparou a ameaça ao que as pequenas empresas acabaram de enfrentar com a pandemia de COVID-19, dizendo: "Existem tantas semelhanças entre isso e [ COVID-19]. Novo fenômeno, futuro incerto, as pessoas enlouquecem e reduzem seus gastos como um reflexo. " Ele também me disse que espera que mais anunciantes inexperientes sejam expulsos do Facebook à medida que a economia muda e que a política pode até levar à falência de empresas mais fracas em alguns casos.

O pior cenário do Facebook de uma queda de 60% no retorno sobre os gastos com publicidade seria perturbador ou mesmo catastrófico para muitas das empresas que dependem da plataforma. A empresa está ouvindo essas preocupações agora e respondendo de acordo.

Culpando a Apple
Para o Facebook, que muitas vezes é chamado de monopolista, a Apple serve como uma folha útil. O gigante da mídia social muitas vezes se apresenta como o herói das pequenas empresas, fornecendo ferramentas gratuitas e pagas das quais milhões de pequenas empresas dependem, e Sandberg compartilha histórias de sucesso de pequenas empresas no Facebook em todas as chamadas de lucros.

Posicionar-se ao lado das pequenas empresas é uma estratégia inteligente para uma empresa que costuma estar no centro de controvérsias e investigações antitruste mais recentemente, já que as pequenas empresas são cruciais para a economia e é uma boa política afirmar estar do lado delas.

Com base no relato da Apple sobre essa saga, o Facebook está invadindo a privacidade do usuário sem sua permissão, mas de acordo com o Facebook, essa estratégia é do interesse de milhões de pequenas empresas. A empresa também afirma que os usuários preferem anúncios que sejam relevantes para eles.

Ao culpar a Apple, a empresa também se retrata como vítima até de um gigante da tecnologia que está prejudicando o Facebook para aproveitar seus próprios aplicativos, como o iMessage. A Apple também está sendo objeto de uma investigação antitruste, principalmente em relação à sua relação com os aplicativos, portanto, é um argumento inteligente para o Facebook.

O que isso significa para os investidores do Facebook
É difícil duvidar dos negócios do Facebook após o trimestre que acabou de reportar. A receita aumentou 33% ano após ano, para US $ 28,1 bilhões, e a receita operacional saltou 44%, para US $ 12,8 bilhões, proporcionando uma margem operacional de 46%.

No entanto, a empresa enfrenta vários riscos à frente, incluindo o potencial de aumento da regulamentação e a ameaça de outra reação, como o boicote de anunciantes no ano passado, mas a administração parece mais preocupada com os impactos do iOS 14.

A boa notícia é que a orientação do Facebook não parece antecipar um grande impacto do lançamento e até pede um crescimento acelerado ao longo do primeiro semestre do ano, à medida que passa pelo pior da pandemia. No entanto, ele antecipou um crescimento mais lento na segunda metade do ano e esperava que a interrupção do iOS 14 começasse no final do primeiro trimestre.

Os investidores também devem se lembrar que o Facebook foi ágil antes, quando precisava se adaptar, seja na transição para o celular nos primeiros dias da empresa como uma empresa de capital aberto, seja nas mudanças que fez em resposta ao hacking russo nas eleições de 2016 e no Cambridge Analytica escândalo. O Facebook certamente não ficará parado desta vez, pois ajustará seus algoritmos e continuará a desenvolver novos recursos, como o comércio eletrônico.

De maneira geral, o assunto merece atenção dos investidores, mas não é motivo para venda, principalmente pelo sólido valor da ação. Fique de olho no lançamento do iOS 14 nos próximos meses, já que as tensões com a Apple só vão esquentar a partir daqui.

Você deve investir $ 1.000 no Facebook, Inc. agora?
Antes de considerar o Facebook, Inc., você vai querer ouvir isso.

Investing legends e Motley Fool Co-fundadores David e Tom Gardner acabaram de revelar o que eles acreditam ser as 10 melhores ações para investidores comprarem agora ... e Facebook, Inc. não era um deles.

O serviço de investimento online que administram há quase duas décadas, o Motley Fool Stock Advisor, bateu o mercado de ações em mais de 4 vezes. * E agora, eles acham que há 10 ações que são melhores para comprar.

 

Partilhar
Comentarios
Publicidade