Verba em Circulação Ultrapassou os 67 Milénio Milhões de Meticais em Outubro
O Banco de Moçambique (BdM) anunciou que o numerário físico a rodear no País aumentou em Outubro, pelo sexto mês seguido, para 67,4 milénio milhões de meticais (milénio milhões de dólares). De consonância com a instituição, trata-se do valor mais cimo desde o início deste ano.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 1 week ago |
Vizualizações: 41027 |
Categoria: Economia, Finanças e Negócio.
O banco medial esclareceu que o numerário em circulação já cresceu 6,6% desde Maio, recordando que, em Janeiro de 2024, o mesmo se aproximava dos 63,2 milénio milhões de meticais.
A retirada de numerário de circulação é uma prática habitual da política monetária contraccionista, de redução da oferta de moeda, normalmente utilizada pelos bancos centrais para moderar a subida de preços. Moçambique regista, há vários meses, uma inflação homóloga aquém de 3% (2,84% em Novembro), depois de ter fechado 2023 nos 5,3%, aquém do pico de quase 13% em Julho de 2022.
O Banco de Moçambique anunciou, a 16 de Junho, a introdução de uma novidade série de notas e moedas do metical, que vão rodear juntamente com as emitidas desde 1 de Julho de 2006, revelou a Lusa.
“Os bancos centrais tendem a fazer a revisão das suas notas e moedas em circulação a cada cinco anos, por forma que se adequem às novas tendências de ‘design’, segurança e outros elementos contextuais”, explicou o governador do BdM, Rogério Zandamela.
Segundo o responsável, “a temática das notas e moedas do metical da série 2024 defende presente a tradição do enaltecimento dos valores do nosso património cultural, histórico e faunístico”.
“A novidade série, denominada 2024, foi lançada no Dia do Metical e mantém as actuais seis notas bancárias. As denominações de 1000, 500 e 200 meticais estão em substrato de papel, e as denominações de 100, 50 e 20 meticais em substrato de polímero”, explicou Zandamela.
Em relação às moedas, as denominações de 20 e cinco centavos serão descontinuadas, permanecendo as de dez, cinco, dois e um metical, além das de 50, dez e um centavo.
“As novas notas e moedas de metical circularão em simultâneo com as séries de notas e moedas emitidas desde 1 de Julho de 2006, que continuam também a ter o curso lícito obrigatório e poder liberatório pleno e infindo dentro do território vernáculo”, disse o governador.
Fonte: https://natxos.com/economia-e-financas/dinheiro-em-circulacao-ultrapassou-os-67-mil-milhoes-de-meticais-em-outubro-diario-economico/