BdM: “Reclamações Aumentaram 38,5% Culminando na Devolução de 12,5 M$ Aos Consumidores”

O Banco de Moçambique (BdM) informou que as reclamações apresentadas pelos clientes do sistema bancário cresceram 38,5% em 2023, situando-se nas 1120, o que culminou com a devolução aos consumidores de um total de 808 milhões de meticais (12,5 milhões de dólares).


Escrita Por: Administração | Publicado: 3 days ago | Vizualizações: 9320 | Categoria: Economia


No seu recente relatório anual de 2023, o banco central referiu que das reclamações recebidas e das inspecções realizadas “foram detectadas diversas irregularidades”, sobretudo “na cobrança de comissões e encargos de produtos e serviços financeiros”. “Para além da emissão de determinações específicas e recomendações para garantir o cumprimento de normas e deveres de conduta pelas Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (ICSF), foram recuperados e devolvidos aos consumidores financeiros cerca de 808 milhões de meticais”, detalhou. Segundo a instituição, do montante, 62,6% (o equivalente a 506 milhões de meticais) resultaram de cobranças indevidas aos agentes económicos contratantes de POS, e 33% (no valor de 264 milhões de meticais) são provenientes da cobrança indevida de comissões e encargos na contratação e administração do crédito bancário. “Adicionalmente, foram constatadas violações diversas ligadas à implementação de normas e ao incumprimento de prazos por parte das ICSF. Em resultado, o Banco de Moçambique instaurou 13 processos de contravenção, dos quais quatro foram concluídos, com aplicação das respectivas multas”, explicou. No documento, a entidade frisou que as reclamações registadas no ano passado são consideradas as mais altas de sempre, em comparação com as 809 de 2022 e 704 de 2021. “Este crescimento pode estar associado ao facto de existir uma maior consciência financeira no seio dos consumidores dos produtos e serviços financeiros sobre os seus direitos e obrigações, decorrente, em grande medida, das campanhas de educação financeira que o Banco de Moçambique tem vindo a realizar”, conclui o relatório. Até final de 2023, Moçambique tinha um total de 15 bancos, 14 microbancos, quatro cooperativas de crédito, 13 organizações de poupança e empréstimo e 2304 operadores de microcrédito, entre outras tipologias. Fonte: https://natxos.com/bdm-reclamacoes-aumentaram-385-culminando-na-devolucao-de-125-m-aos-consumidores/
Partilhar
Comentarios
Publicidade